Premiação mira excelência e inovação de organizações e captadores

ABCR_Logo premioExcelência e inovação na captação de recursos foram os requisitos preponderantes para os cinco vencedores do Prêmio ABCR, entregue na noite do dia 5 de maio, segundo dia do 8o Festival ABCR. Ao reconhecer profissionais e organizações, a premiação apontou para o mérito de práticas e conquistas de quem atua por uma sociedade mais forte e sustentável.

“Sem os captadores de recursos fica faltando algo na sociedade. Sem um profissional que se dedica a conectar as causas e as pessoas não há a transformação, não há impacto duradouro que uma organização da sociedade civil possa construir”, garantiu o Diretor Executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, antes de anunciar os vencedores das cinco categorias.

Afinal, segundo ele, o captador de recursos é parte da equação para que tenhamos organizações sustentáveis e independentes. “Captadores promovem filantropia, a doação, o bem. E esta noite promove justamente isso.

Fizeram parte do Comitê de Seleção do Prêmio ABCR, a partir de convite da equipe executiva da Associação, Manuela Holtz (Anistia Internacional), Natasha Alexander (ACNUR), Rodolfo Ohl (SurveyMonkey), Christina Murachco (ABCR), Rafael Santos (Origiweb) e Danilo Jungers (Ferrero Consultoria).

Conheça os vencedores das cinco categorias:

Captador Emérito – Marcelo Estraviz

ABCR- Qui-364O Prêmio de Captador Emérito foi entregue a Marcelo Estraviz, pelos 16 anos de conquistas e trabalhos prestados não apenas à Associação, mas também à melhoria da profissão e contexto da captação de recursos no Brasil.

“Tem muita história e passados bons. Mas a ABCR fala por si, o Festival fala por si, a profissão fala por si. O que eu preciso falar é que isso se moldou porque as pessoas fizeram isso acontecer aliadas. E eu estou aqui, e eu sinto gratidão”, comoveu-se em discurso, trazendo aplausos também emocionados da plateia, ao receber o prêmio.

Melhor site para Captação – Habitat para Humanidade Brasil

ABCR- Qui-391Com o objetivo de fomentar e fortalecer a captação de recursos online, o Prêmio ABCR destinou um dos reconhecimentos da noite para o melhor site de captação de recursos em 2015, seguindo critérios de praticidade e informação, a partir de escolha de voto popular.

Para receber o prêmio, subiu ao palco o responsável pela captação com indivíduos da Habitat para Humanidade Brasil, Eduardo Massa. “Isso só foi possível graças a uma sinergia da equipe de comunicação e da captação de recursos, que tem dado muito certo e unido a todos por uma só causa: a de casas melhores para milhares de famílias brasileiras de baixa renda”, afirmou.

Organização mais Transparente – Sitawi Finanças do Bem

ABCR- Qui-404A Sitawi – Finanças do Bem foi reconhecida como a organização que melhor apresenta à sociedade as informações sobre a sua gestão, como relatório de atividades e balanço financeiro. Segundo João Paulo Vergueiro, é a área de captação de recursos que mais deve se preocupar com o tema de transparência e ser mais aberta sobre seus resultados com o doador.

A gestora de captação de recursos da Sitawi, Renata Linhares, recebeu o prêmio, indicando à audiência que um dos pilares da organização, desde sua criação, é a transparência. “É um carimbo da ABCR, que é uma organização que acreditamos e admiramos muito. O pilar é a transparência, mas o nosso maior ativo, hoje, são as pessoas, os profissionais, as conexões que temos. Esse prêmio vai para toda a equipe da Sitawi”, agradeceu.

Organização do Ano – STEPS – Sociedade, Tênis, Educação e Participação Social

ABCR- Qui-424Destaque em captação de recursos, e seus resultados, durante o ano de 2015, a STEPS/ Projeto WimBelemDon foi agraciada como Organização do Ano. “Prêmio merecido nestes 16 anos de trajetória. Qualquer outro ano a gente não mereceria, mas 2015 foi realmente inacreditável para o projeto”, brincou o superintendente Marcelo Ruschel da Costa.

A iniciativa atende a 104 crianças, no bairro de Belém Novo, no extremo sul de Porto Alegre (RS), que, por meio do ensino do tênis e da realização de atividades extra-escolares, desenvolve habilidades e atitudes em crianças em situação de risco, buscando facilitar seu processo de integração e transformação social.

“Em 2014, vivíamos com o fantasma de despejo e conseguimos, por meio de uma ação de crowdfunding, envolver o mundo do tênis, e foi possível comprar o terreno”, recordou Costa, ao revelar que conseguiram levantar com a ação R$ 403 mil.

Captador do Ano – Walter Fernandes dos Santos Júnior

ABCR- Qui-450Responsável pela captação de recursos do Hospital de Base – São José do Rio Preto, no interior paulista, Walter Fernandes dos Santos Júnior havia recém entrado no hospital, vindo do setor privado, quando teve de enfrentar o desafio de alavancar a área comercial da organização. “Tudo é superlativo lá. Um hospital com cinco mil funcionários, quase 800 leitos, 27 salas cirúrgicas, 40 mil cirurgias realizadas por ano. E a dívida também é superlativa”, afirmou para a plateia.

Porém, em vez de seguir na área comercial, conseguiu um patrocinador para criar uma área de captação de recursos na instituição, o que gerou uma transformação institucional.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *