O maior desafio de um Conselho: a captação de recursos

boardsourceOrganizações da sociedade civil que contam com Conselhos deliberativos bem estruturados, dentro dos conceitos modernos de governança corporativa, ou mesmo aquelas que ainda dispõem de Diretorias voluntárias, sabem que a captação de recursos é o maior desafio para esses órgãos, inclusive porque a responsabilidade pela sustentabilidade financeira da organização começa em cima, e não é jamais apenas do próprio captador.

Em razão disso, não são poucos os textos que abordam o tema e a preocupação de como mobilizar os Conselhos para alavancar a captação de recursos das instituições. Nos Estados Unidos existe inclusive uma organização da sociedade civil cuja causa é promover a governança e o Conselho das instituições, chamada BoardSource.

Recentemente, a BoardSource publicou um texto com inúmeras boas dicas sobre como os Conselhos podem aprimorar o seu trabalho de captação de recursos. O texto, que tem apenas versão em inglês no momento, está disponível em https://boardsource.org/wp-content/uploads/2017/10/Tips-Challenge-Fundraising.pdf.

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin