Alerta ABCR: Boletos D8 não são para doação, fique atento!

boletoA ABCR tem recebido inúmeras mensagens de organizações e captadores de recursos que informam que estão recebendo pedidos de doadores para emitirem boletos chamados “D8”, para poderem receber a doação. Sobre o tema, a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recurso alerta: boletos D8 são exclusivos para serem emitidas por concessionárias de serviços públicos (água, luz, energia, gás, etc), e não para organizações da sociedade civil receberem doações.

Se o seu potencial doador está exigindo um boleto D8, fique atento! Converse com ele e explique que, atualmente, o Banco Central e a Febraban só permitem a emissão de boletos de pagamento para o recebimento de doações pelas organizações da sociedade civil. A informação completa está disponível nesse guia publicado pela Febraban.

O doador que quer realmente ajudar a organização a ter mais impacto estará aberto à questão. Caso isso não ocorra, a ABCR recomenda que a organização e o captador tomem o devido cuidado para garantir que a doação tenha procedência verificada, evitando prejuízos futuros para a própria organização.

Como é sabido, a ABCR tem trabalhado na proposta do Marco Bancário da Doação, para que o Banco Central crie o boleto de doação, instrumento até o momento inexistente nas regulamentações financeiras existentes. Até que isto ocorra, recomendamos que as organizações emitam apenas boletos de pagamento, no modelo boleto de proposta.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin