Chapa Brasil Captador publica carta aberta aos membros ABCR

ABCR_Logo AUXILIARNo dia 05 de junho serão realizadas as eleições para o Conselho Deliberativo da ABCR. Em processo eleitoral aberto recentemente, apenas uma chapa se candidatou, a Brasil Captador. Confira a seguir a carta aberta da chapa, enviada a todos os membros ABCR, e saiba mais sobre o que está sendo planejado para a Associação nos próximos três anos.

Carta Aberta ao Associado ABCR

Eleição do Conselho Deliberativo 2018

 

Prezado(a) associado(a) ABCR,

 

Esta é uma carta a você associado, escrita pelo grupo que se dispõe a voluntariamente servir ao conselho e à missão da ABCR pelos próximos 3 anos, apoiando seu fortalecimento e crescimento institucional.

Em 2019, a ABCR fará 20 anos e temos muito o que celebrar! Em duas décadas de atividade foram muitas conquistas que marcaram nossa trajetória servindo à missão de “promover, desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos no Brasil, segundo o seu Código de Ética e apoiando o as organizações da sociedade civil (OSCs) na construção de uma sociedade melhor.”

Logo no início, o Código de Ética para a profissão foi a primeira ação produzida pela rede que se tornou a referência de conduta para os captadores e mobilizadores de recursos do Brasil. Este é um instrumento que confere credibilidade ao setor e muito necessária em um país tão atormentado por práticas ilícitas.

Depois disso, vieram as ações de formação e conhecimento com os cursos, o Festival que está em sua 10a edição, e a Captamos – plataforma de conteúdo on-line. São atividades que colaboram no seu desenvolvimento como profissional, além de trocar experiências com seus colegas, bem como oferecer para as OSCs profissionais capacitados

Hoje, são mais de 33 mil pessoas e organizações que recebem nossas comunicações periodicamente. Somos referência no tema.

Mais recentemente, pela sua representatividade no setor, a ABCR vem aumentando sua participação em ações de advocacy. Teve papel ativo na  plataforma de elaboração do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e fez contribuições para o aperfeiçoamento da Lei Rouanet. Somos parte da realização do Dia de Doar, da luta para frear as alterações da Nota Fiscal Paulista, que pode diminuir os recursos repassados as organizações sociais, e na elaboração de uma proposta de Marco Bancário da Doação, que irá melhorar as relações com as instituições financeiras que estão cada vez mais complicadas.  Estamos lutando para facilitar o seu trabalho!

Mas ainda temos que melhorar, temos mais por fazer.

Este ano serão realizados os pilotos dos Núcleos Regionais com as adequações feitas para aperfeiçoar sua operacionalização. Nossa proposta é que após a fase piloto e sua avaliação, os Núcleos Regionais e Grupo Temáticos sejam implementados ao longo dos próximos cinco anos, em todos o país, levando estes espaços de troca e informação para perto de você onde quer que esteja. É a ABCR ao seu lado, fortalecendo a atuação em todo o país.

Também defendemos uma maior atuação da ABCR de representação do setor na causa da sustentabilidade financeira das organizações sem fins lucrativos nas grandes discussões que estão ocorrendo no país e no mundo, seja para mudanças legislativas ou de promoção de uma cultura de doação mais vibrante, além de orientar na solicitação de recursos.

E é claro, a ABCR continuará com suas ações de fortalecimento da profissão do captador de recursos e a geração de conhecimento, investindo no aperfeiçoamento da Captamos do Censo ABCR.

E para conseguir levar à frente estas estratégias, precisamos nos fortalecer como organização. Nos últimos anos, demos um passo importante com as mudanças na governança da ABCR que permitiram a contratação do diretor executivo, cargo que hoje é ocupado pelo João Paulo Vergueiro, profissionalizando nossas operações. E esta será a primeira eleição que nós votaremos em um grupo para pensar as estratégias da associação para os próximos 3 anos em formato de Conselho Deliberativo. Temos o compromisso de exercer este papel de forma adequada e ética, zelando pela governança da organização.

Pedimos o seu voto de confiança para consolidar as mudanças organizacionais  da ABCR que já estão em curso e assim entregar mais benefícios a você associado e para toda a sociedade.

Assim como você, desejamos uma associação mais forte, com mais associados, sejam eles indivíduos ou a organização na qual trabalhamos, com uma estrutura mais robusta capaz de nos atender e apoiar no exercício da nossa profissão.

Nossa intenção é de continuidade do trabalho em desenvolvimento, assim propomos esta chapa abaixo de associados que se divide entre membros que já fazem parte do conselho atual e novos, que irão trazer diversidade e um novo olhar aos desafios que estão por vir.

 

Somos:

Ana Flávia Godoi – RJ

Andrea Peçanha – SP

Daniela Weiers – SP

Marcia Kalvon Woods – SP

Michel Freller – SP

Rafael Vargas – RO

Victor Graça – SP

 

Contamos com seu voto! Obrigada!

 

Currículos:

Ana Flavia Godoi – ABCR 01190

Especialista em Desenvolvimento Institucional para o Terceiro Setor. Formação acadêmica em Produção Cultural pela UFF e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo PMI. Experiência de quinze anos no planejamento e execução da captação de recursos, além de cursos e palestras, para Organizações Sociais e Institutos Empresariais em diversos estados brasileiros. Integrante da Delegação Brasileira na Conferência Internacional de Captação de Recursos nos EUA desde 2014. Foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do ELAS Fundo de Investimento Social. Atualmente é responsável pela implantação e gestão do Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO), braço social da indústria carioca da construção civil, onde desenvolve metodologia de engajamento corporativo em ações sociais e culturais através de parcerias nacionais e internacionais.

Andrea Peçanha Travassos – ABCR 03173

É bióloga,  pedagoga e especialista em Ciências Ambientais (USF/SP). Possui um MBA em Gestāo e Empreendedorismo Social pela (FIA/USP). Em 1998 ingressou no IPE – Instituto de Pesquisas Ecologicas, onde demonstrou, deste o inicio, interesse por desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas, criada com recursos da Fundaçāo Avina,  onde é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com empresas e institutos, como por exemplo: Alpargatas, Grupo Martins, Danone, Correios, Lush Cosmeticos, AMBEV, Instituto C&A e Arredondar. É professora convidada da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPÊ)  e uma das idealizadoras do MBA em Gestāo de Negócios Socioambientais, que ocorre na instituição em parceria com o CEATS/USP. Sua atuação tem foco em  gestão de organizações da sociedade civil e parcerias intersetoriais, tema onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e exitosas  e formação internacional.

Daniela Weiers de Oliveira – ABCR 00088

Paulistana, graduada em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo, ambos pela FGV-EAESP. Atua desde 1999 no terceiro setor com gestão de projetos, captação de recursos e projetos de Lei Rouanet. Trabalhou na Associação Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que promove o acesso ao livro e à leitura na Amazônia brasileira, de 2004 a 2017, passando pela área de captação de recursos, projetos e Gerência Financeira.  Atuou também em organizações como Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente. Na ABCR, foi Diretora Financeira voluntária na gestão 2012-2015 e membro do Conselho Deliberativo na Gestão 2015-2018.

Marcia Kalvon Woods – ABCR 00221

Comunicadora Social pela ESPM com especialização em Business Administration pela UCBerkeley, e Gestão no Terceiro Setor e Advocacy pela FGV.  Tem 18 anos de experiência no 3o setor, como gestora e especialista em investimento social. Trabalhou na Cruz Vermelha da Austrália e no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social onde atuou como Diretora de Desenvolvimento Institucional e Diretora Executiva. É autora da publicação “O Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos” e do livro “Tendências do Investimento Social Privado na América Latina”. É vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos Conselhos: Deliberativo da ABCR, Curador da Fundação Stickel, e Consultivo do Instituto Doar.

Michel Freller – ABCR 00258

Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil quanto no exterior. Leciona na pós-graduação do SENAC e da PUC-SP, e ministra cursos livres pela Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Engaja Brasil, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos), autor de livro sobre incentivos fiscais federais lançado em 2017 e fundador da Criando Consultoria.

Rafael Vargas Lara – ABCR 01332

Empreendedor Social, professor, palestrante, assessor e consultor. Atua como Assessor Técnico do Terceiro Setor no Governo do Estado de Rondônia para o desenvolvimento legal da política do setor. Articulador e Socio Fundador do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor que tem como missão profissionalizar as organizaçoes em gestão, planejamento, projetos e captação de recursos onde esta como Diretor Presidente. Desde 2009 é Voluntário do Centro Social Madre Mazzarello. Professor da Escola Aberto do Terceiro Setor e Professor da Captamos; Membro multiplicador da REDE SICONV do Estado de Rondônia. Graduado em Administração pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto/FGV; Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Victor Graça – ABCR 02913

Gerente Executivo da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos da criança. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos, formou-se na Indiana University’s Center on Philanthropy, e possui MBA – Gestão Estratégica Ambiental. Victor é um cidadão com dupla nacionalidade Brasil e Portugal, Trabalho Voluntário: Membro do Conselho Consultivo da Public Interest Registry US; Conselheiro da Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da Iniciativa Captamos; Membro do Movimento Paulista de Inovação Social; Voluntário de Be My Eyes.

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