Conselho e Diretoria ABCR

Conselho Deliberativo

conselhoabcrreneRené Steuer (ABCR 00001). Presidente do Conselho Deliberativo da ABCR. Formado em Liberal Arts pelo Amherst College (Amherst, Mass-U.S.A.) com especialização em Psicologia. Fundador da ABCR. Executivo durante 35 anos da Richardson Vicks/Procter & Gamble no Mexico,Venezuela e Brasil. Foi gerente de marketing na America Latina. Especializado em Gestão e Captação de Recursos na Alianza Latina com assessoria a 50 instituições de 15 países da America Latina. Responsável por dois anos de artigos sobre Captação na revista Integração da FGV.
conselhoabcranaAna Flávia Godoi (ABCR 01190). Conselheira da ABCR. Especialista em Desenvolvimento Institucional para o Terceiro Setor. Membro Honorário do Comitê de Melhores Práticas de Patrocínio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Membro do Comitê Social do Mulheres do Brasil. Atualmente, é responsável pela estruturação e gerenciamento do Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO). Foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do ELAS Fundo de Investimento Social. É formada em Produção Cultural pela UFF, especialidade em Marketing e Gestão na Cultura pela UERJ e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo Project Managment Institute (PMI).
conselhoabcrdaniDaniela Weiers de Oliveira (ABCR 00088). Conselheira da ABCR. Paulistana, graduada em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo, ambos pela FGV-EAESP. Atua desde 1999 no terceiro setor com gestão de projetos, captação de recursos e projetos de Lei Rouanet. Foi Gerente de Administração e Finanças da Associação Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que promove o acesso ao livro e à leitura na Amazônia brasileira, onde atua desde 2004. Atuou também em organizações como Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente. Foi Diretora Financeira voluntária da ABCR na gestão 2012-2015.
festival 2014 - flavia langFlávia Lang (ABCR 00143).Uma das fundadoras da Ader&Lang – Fundraising, Marketing, Public Engagement, uma empresa one-stop shop pronta para atender, do começo ao fim, todas as suas necessidades e realizar os seus sonhos. Com vinte anos de experiência na área de mobilização de recursos, Flavia iniciou a sua carreira liderando equipes de marketing e fundraising em organizações internacionais como Greenpeace, CARE e Plan International. Atualmente, é integrante do Conselho da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e líder do comitê científico do Festival ABCR de Captação de Recursos.
victorVictor Graça (ABCR 02913). Gerente Executivo da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos da criança. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos, formou-se na Indiana University’s Center on Philanthropy, e possui MBA – Gestão Estratégica Ambiental. Victor é um cidadão com dupla nacionalidade Brasil e Portugal, Trabalho Voluntário: Membro do Conselho Consultivo da Public Interest Registry US; Conselheiro da Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da Iniciativa Captamos; Membro do Movimento Paulista de Inovação Social; Voluntário de Be My Eyes.
marciaMárcia Woods (ABCR 00221). Tem 15 anos de experiência em gestão de organizações do terceiro setor e programas e projetos sociais. É especialista em investimento social privado, marketing social e relacionado a causas, e autora das publicações Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras, Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos, eTendências do Investimento Social Privado na América Latina. Foi diretora executiva no IDIS, e atuou na Cruz Vermelha na Australia e 3M do Brasil. É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios, organizações do terceiro setor e advocacy. É Vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos conselhos curadores da Fundação Stickel e FAH. É do conselho consultivo do Instituto Doar.

Diretor Executivo

jp rosto João Paulo Vergueiro (ABCR 00180), Diretor Executivo da ABCR, é administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, bacharel em direito pela USP, e professor de Responsabilidade Social Corporativa da FECAP. Foi Secretário de Comunicações da ABCR de 2009 a 2012 e Presidente de 2012 a 2015, e atuou profissionalmente na Prefeitura Municipal de São Paulo e nas organizações Oficina Municipal, Christian Aid e IDIS. Voluntariamente, é coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo (GEATS – CRA/SP), e diretor da Kibô-no-Iê.

Conselho Fiscal

carlosvivasdearaujoCarlos Alexandre Vivas de Araújo (ABCR 00768), Conselheiro Fiscal da ABCR, é mestrando em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Professor do MBA em Gestão da Universidade Castelo Branco. MBA em Gerenciamento de Projetos – UCP/FUNCEFET – RJ. Especialização em Análise Financeira – UGF – RJ. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Veiga de Almeida. Membro da ABRACEM – Associação Brasileira de Consultores Empresariais. Assessor na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
demostenes dantasDemóstenes Rodrigues Dantas (ABCR 02969), Conselheiro Fiscal da ABCR, é Diretor de Captação de Recursos da Associação Brasileira de Projetos Sociais, Diretor de Captação de Recursos da Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Luz do Amanhã, em Jacareí (SP),
Presidente do GRUPO DRD, Diretor de Captação de Recursos da Liga da Nova Alta Paulista, em Osvaldo Cruz (SP), graduando em Gestão Pública, presidente da Academia de Xadrez Pedagógico do Brasil, mestre em Pedagogia e especialista na Captação de Recursos para Órgãos Públicos
sandrahelenaSandra Helena Pedroso (ABCR 00305), Conselheira Fiscal da ABCR,é doutoranda em Ciências Política no IUPERJ/RJ. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela UFF/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ. Diretora do Ateliê de Cultura. Atuou nos últimos anos como Coordenadora de Certificação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e Coordenadora Técnica da ANCINE e como Membro do Comitê do ISS. Foi professora de produção na Faculdade de Cinema da Universidade Estácio de Sá/RJ. Atualmente atua como professora de Gestão Financeira na pós-graduação e no MBA de Produção Cultural da UCAM e na graduação do curso de produção cultural no IUPERJ/UCAM.

Confira as antigas diretorias da ABCR