Conselho e Diretoria ABCR

Conselho Deliberativo

marciaMárcia Woods (ABCR 00221) – Presidente. Comunicadora Social pela ESPM com especialização em Business Administration pela UCBerkeley, e Gestão no Terceiro Setor e Advocacy pela FGV.  Tem 18 anos de experiência no 3o setor, como gestora e especialista em investimento social. Trabalhou na Cruz Vermelha da Austrália e no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social onde atuou como Diretora de Desenvolvimento Institucional e Diretora Executiva. É autora da publicação “O Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos” e do livro “Tendências do Investimento Social Privado na América Latina”. É vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos Conselhos: Deliberativo da ABCR, Curador da Fundação Stickel, e Consultivo do Instituto Doar.
michel-150x150Michel Freller (ABCR 00258) – Vice Presidente. Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil quanto no exterior. Leciona na pós-graduação do SENAC e da PUC-SP, e ministra cursos livres pela Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Engaja Brasil, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos), autor de livro sobre incentivos fiscais federais lançado em 2017 e fundador da Criando Consultoria.
conselhoabcranaAna Flávia Godoi (ABCR 01190). Conselheira da ABCR. Especialista em Desenvolvimento Institucional para o Terceiro Setor. Formação acadêmica em Produção Cultural pela UFF e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo PMI. Experiência de quinze anos no planejamento e execução da captação de recursos, além de cursos e palestras, para Organizações Sociais e Institutos Empresariais em diversos estados brasileiros. Integrante da Delegação Brasileira na Conferência Internacional de Captação de Recursos nos EUA desde 2014. Foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do ELAS Fundo de Investimento Social. Atualmente é responsável pela implantação e gestão do Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO), braço social da indústria carioca da construção civil, onde desenvolve metodologia de engajamento corporativo em ações sociais e culturais através de parcerias nacionais e internacionais.
andreaAndrea Peçanha Travassos (ABCR 03173). Conselheira da ABCR. É bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais (USF/SP). Possui um MBA em Gestāo e Empreendedorismo Social pela (FIA/USP). Em 1998 ingressou no IPE – Instituto de Pesquisas Ecologicas, onde demonstrou, deste o inicio, interesse por desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis do IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas, criada com recursos da Fundaçāo Avina,  onde é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com empresas e institutos, como por exemplo: Alpargatas, Grupo Martins, Danone, Correios, Lush Cosmeticos, AMBEV, Instituto C&A e Arredondar. É professora convidada da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPÊ)  e uma das idealizadoras do MBA em Gestāo de Negócios Socioambientais, que ocorre na instituição em parceria com o CEATS/USP. Sua atuação tem foco em  gestão de organizações da sociedade civil e parcerias intersetoriais, tema onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e exitosas  e formação internacional.
conselhoabcrdaniDaniela Weiers de Oliveira (ABCR 00088). Conselheira da ABCR. Paulistana, graduada em Administração de Empresas e Mestre em Administração Pública e Governo, ambos pela FGV-EAESP. Atua desde 1999 no terceiro setor com gestão de projetos, captação de recursos e projetos de Lei Rouanet. Trabalhou na Associação Vaga Lume, organização sem fins lucrativos que promove o acesso ao livro e à leitura na Amazônia brasileira, de 2004 a 2017, passando pela área de captação de recursos, projetos e Gerência Financeira.  Atuou também em organizações como Museu da Pessoa e Associação Evangélica Beneficente. Na ABCR, foi Diretora Financeira voluntária na gestão 2012-2015 e membro do Conselho Deliberativo na Gestão 2015-2018.
rafaelRafael Vargas (ABCR 01332), Conselheiro da ABCR. Empreendedor Social, professor, palestrante, assessor e consultor. Atua como Assessor Técnico do Terceiro Setor no Governo do Estado de Rondônia para o desenvolvimento legal da política do setor. Articulador e Socio Fundador do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor que tem como missão profissionalizar as organizaçoes em gestão, planejamento, projetos e captação de recursos onde esta como Diretor Presidente. Desde 2009 é Voluntário do Centro Social Madre Mazzarello. Professor da Escola Aberto do Terceiro Setor e Professor da Captamos; Membro multiplicador da REDE SICONV do Estado de Rondônia. Graduado em Administração pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON); Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Porto/FGV; Pós-Graduando em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas.
victorVictor Graça (ABCR 02913).Conselheiro da ABCR. Gerente Executivo da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos com a missão de defender os direitos da criança. Bacharel em Comunicação/Publicidade, com especialização em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Especialista em captação de recursos, formou-se na Indiana University’s Center on Philanthropy, e possui MBA – Gestão Estratégica Ambiental. Victor é um cidadão com dupla nacionalidade Brasil e Portugal, Trabalho Voluntário: Membro do Conselho Consultivo da Public Interest Registry US; Conselheiro da Associação Paulista de Fundações; Conselheiro da Iniciativa Captamos; Membro do Movimento Paulista de Inovação Social; Voluntário de Be My Eyes.

Diretor Executivo

jp rosto João Paulo Vergueiro (ABCR 00180), Diretor Executivo da ABCR, é administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, bacharel em direito pela USP, e professor de Responsabilidade Social Corporativa da FECAP. Foi Secretário de Comunicações da ABCR de 2009 a 2012 e Presidente de 2012 a 2015, e atuou profissionalmente na Prefeitura Municipal de São Paulo e nas organizações Oficina Municipal, Christian Aid e IDIS. Voluntariamente, é coordenador do Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo (GEATS – CRA/SP), e diretor da Kibô-no-Iê.

Conselho Fiscal

carlosvivasdearaujoCarlos Alexandre Vivas de Araújo (ABCR 00768), Conselheiro Fiscal da ABCR, é mestrando em Economia e Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Professor do MBA em Gestão da Universidade Castelo Branco. MBA em Gerenciamento de Projetos – UCP/FUNCEFET – RJ. Especialização em Análise Financeira – UGF – RJ. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Veiga de Almeida. Membro da ABRACEM – Associação Brasileira de Consultores Empresariais. Assessor na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
sandrahelenaSandra Helena Pedroso (ABCR 00305), Conselheira Fiscal da ABCR, é doutoranda em Ciências Política no IUPERJ/RJ. Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela UFF/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ. Diretora do Ateliê de Cultura. Atuou nos últimos anos como Coordenadora de Certificação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e Coordenadora Técnica da ANCINE e como Membro do Comitê do ISS. Foi professora de produção na Faculdade de Cinema da Universidade Estácio de Sá/RJ. Atualmente atua como professora de Gestão Financeira na pós-graduação e no MBA de Produção Cultural da UCAM e na graduação do curso de produção cultural no IUPERJ/UCAM.
Tatiana da Costa Corrêa Leite (ABCR 03435), Conselheira Fiscal da ABCR

Confira as antigas diretorias da ABCR