Cursos

ABCR_Logo cursosUma vez por semestre, em São Paulo, a ABCR realiza os Cursos ABCR, que são três dias de capacitação e um de visita técnica, para desenvolver competências dos profissionais de captação de recursos.

A próxima edição dos Cursos ABCR será realizada entre os dias 25 e 28 de setembro de 2018, e terá a seguinte agenda:

  • 25 de setembro –Visita técnica à ACNUR – Agência da ONU para os Refugiados
  • 26 de setembro – 16 ideias para a Captação de Recursos, com Michel Freller (ABCR 00258)
  • 27 de setembro – Comunicação e Captação de Recursos, com Márcia Woods (ABCR 00221)
  • 28 de setembro – Governança Corporativa e Captação de Recursos, com João Paulo Vergueiro (ABCR 00180)

ATENÇÃO: As aulas dos dias 25 e 28 tiveram suas datas alternadas entre si.

Todos os dias de aula têm seis horas de duração, divididos em dois períodos de três horas, e com uma hora para almoço livre. O início do primeiro período é sempre às 9h30, e do segundo é 13h30, com encerramento previsto para 16h30 todos os dias.

O valor da inscrição é de 350 reais por dia. Quem for se inscrever nos quatro dias dos Cursos têm 25% de desconto. E membros ABCR ganham ainda mais 50% de desconto em qualquer inscrição. As vagas são limitadas. Inscreva-se em https://cursoabcr20182.eventbrite.com.br.

De 25 a 27 de setembro as aulas serão ministradas na FECAP, que é apoiadora dos Cursos ABCR, e fica na Av. Liberdade, 532, próxima à estação Japão-Liberdade da linha Azul do Metrô. No dia 28 a visita será diretamente na sede da ACNUR.

Garanta sua vaga em https://cursoabcr20182.eventbrite.com.br.

APOIO: FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Programa do Curso:

25 de setembro – Governança Corporativa e Captação de Recursos

Em suas seis horas de duração, o curso vai falar de governança corporativa, que é a maneira como as organizações se estruturam para tomar decisões e avançar na sua gestão. E vamos avançar, ao vincular a importância da governança para a captação de recursos e a capacidade da organização ser financeiramente sustentável. Vamos abordar temas como tipos de organizações, Conselhos, e dicas de captação a partir da atuação dos conselheiros e diretores.

26 de setembro – 16 ideias para a Captação de Recursos

Para elaborar um plano de captaçao de recursos precisamos saber as metas para depois buscar as fontes de recursos. Neste curso abordaremos 16 estrategias, suas taticas e ferramentas para acessar as fontes que tem os recursos necessarios para a causa que defendemos e assim termos mais sucesso ao alcançar as metas. Neste curso alem da teoria traremos varios exemplos e videos que irão te ajudar na elaboração do próximo plano de captação.

27 de setembro – Comunicação e Captação de Recursos

A sua organização enfrenta dificuldade de atrair doadores? Engajar pessoas na sua causa? Se fazer conhecida e entendida? Como anda a comunicação da sua organização ou projeto social? Independentemente do tamanho da organização ou projeto social é importante que se pense a comunicação de forma estratégica para vencer as desafios mencionados anteriormente. Neste curso da ABCR vamos conversar sobre a comunicação aplicadas as organizações da sociedade civil, como ela pode ajudar a sua organização a se fazer conhecida, propagar ideias, fortalecer a busca por recursos financeiros, humanos e técnicos e a atingir seus objetivos.

28 de setembro – Visita técnica à ACNUR – Agência da ONU para os Refugiados

Visita à sede da ACNUR, com apresentações realizadas pela várias áreas de captação de recursos da organização.

Currículo dos professores:

João Paulo Vergueiro (ABCR 00180): diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. É professor Assistente da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, com bacharelado em Direito pela USP. Foi Assessor de Financiamento de Projetos da organização britânica Christian Aid e Gerente de Comunicação do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É, voluntariamente, Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo, e também Diretor da Kibô-no-Iê.

Márcia Woods (ABCR 00221) – Presidente. Comunicadora Social pela ESPM com especialização em Business Administration pela UCBerkeley, e Gestão no Terceiro Setor e Advocacy pela FGV. Tem 18 anos de experiência no 3o setor, como gestora e especialista em investimento social. Trabalhou na Cruz Vermelha da Austrália e no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social onde atuou como Diretora de Desenvolvimento Institucional e Diretora Executiva. É autora da publicação “O Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos” e do livro “Tendências do Investimento Social Privado na América Latina”. É vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos Conselhos: Deliberativo da ABCR, Curador da Fundação Stickel, e Consultivo do Instituto Doar.

Michel Freller (ABCR 00258) – Vice Presidente. Empreendedor social, palestrante, professor, consultor e facilitador. Administrador público formado pela FGV-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos, tanto no Brasil quanto no exterior. Leciona na pós-graduação do SENAC e da PUC-SP, e ministra cursos livres pela Diálogo Social. Conselheiro do Instituto Filantropia, do Engaja Brasil, membro do comitê científico do festival ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos), autor de livro sobre incentivos fiscais federais lançado em 2017 e fundador da Criando Consultoria.