Cursos

ABCR_Logo cursosUma vez por semestre, em São Paulo, a ABCR realiza os Cursos ABCR, que são três dias de capacitação e um de visita técnica, para desenvolver competências dos profissionais de captação de recursos.

A próxima edição dos Cursos ABCR será realizada entre os dias 26 e 29 de setembro de 2017, e terá a seguinte agenda:

  • 26 de setembro – Governança e Captação de Recursos, com João Paulo Vergueiro (ABCR 00180)
  • 27 de setembro – Captação com Empresas, com Ana Flávia Godoi (ABCR 01190)
  • 28 de setembro – Captação online, com Fernanda Giannini
  • 29 de setembro – Visita técnica à AACD

Todos os dias de aula têm seis horas de duração, divididos em dois períodos de três horas, e com uma hora para almoço livre. O início do primeiro período é sempre às 9h30, e do segundo é 13h30, com encerramento previsto para 16h30 todos os dias.

O valor da inscrição é de 350 reais por dia. Quem for se inscrever nos quatro dias dos Cursos têm 25% de desconto. E membros ABCR ganham ainda mais 50% de desconto em qualquer inscrição. As vagas são limitadas. Inscreva-se em https://www.eventbrite.com.br/e/cursos-abcr-2017-2o-semestre-registration-36536112496.

De 26 a 28 as aulas serão ministradas na T&D Paulista, que fica na Alameda Santos, 1293. É próximo à estação Trianon-Masp do metrô, linha 3-Verde. No dia 29 a visita será diretamente na sede da AACD (Av. Professor Ascendino Reis, 724 – Ibirapuera – São Paulo).

Garanta sua vaga em https://www.eventbrite.com.br/e/cursos-abcr-2017-2o-semestre-registration-36536112496.

Programa do Curso:

26 de setembro – Governança e Captação de Recursos:

O curso vai abordar os seguintes assuntos: o conceito de governança; a governança nas organizações da sociedade civil ; estruturando a governança de uma associação ou fundação; instrumentos para o desenvolvimento e acompanhamento da governança das organizações da sociedade civil (IBGC e GIFE); o relacionamento da governança com a captação de recursos, a sua importância para o financiamento das organizações; o Conselho de Administração; a construção do Conselho com a preocupação da captação de recursos; o relacionamento dos captadores com os Conselheiros e a gestão executiva das organizações.

27 de setembro – Captação com Empresas:

Como captar recursos com empresas para causas sociais? Como estabelecer contatos com os possíveis patrocinadores e parceiros? O que as empresas buscam alcançar ao patrocinar um projeto/programa social? O curso vai mostrar na prática como um captador pode usar técnicas para estabelecer networking, realizar reuniões e fechar parceria com empresas. Vamos debater sobre os principais interesses de uma marca ao se associar a uma causa social e como as organizações podem se preparar para fazer essa aproximação. Durante o curso serão apresentados os conhecimentos sobre o processo da captação de recursos institucionalizada como foco no planejamento das negociações com empresas. Dentre os temas que farão parte do cursos estão: saber identificar se – sua proposta propõe ações de comunicação com os públicos de interesse da empresa, se fortalece a marca e se posiciona os valores corporativos; captar recurso com empresas – via de mão dupla; organização interna auxilia nos resultados; e identificação dos riscos e do que não dá certo.

28 de setembro – Captação online:
Elaborado no formato de oficina, a dinâmica do curso foi construída com atividades práticas elaboradas de modo dialogado com as últimas teorias de captação de recursos online (e-filantropia). Como objetivo, o curso se propõe capacitar os participantes a compreender o novo tipo de doador resultante da cultura Web 2.0, para assim desenvolver um plano de captação de recursos digital focado para este público, e assim proporcionar uma experiência de doação diferenciada e de alta qualidade. Para isso, serão trabalhados aspectos como a jornada do doador online, análise de casos de sucesso, bem como aplicações de técnicas e recursos digitais para o maior engajamento de apoiadores e conversão direta na captação de recursos online.

29 de setembro – Visita técnica à AACD
Visita à sede da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, com apresentações realizadas pela equipe de captação de recursos da organização e intercâmbio entre os participantes. Dentre os temas que serão tratados estão o Teleton. captação com empresas; doadores individuais; sorteios, bazares, eventos, etc.

Currículo dos professores:

Ana Flávia Godoi (ABCR 01190): conselheira da ABCR. Especialista em Desenvolvimento Institucional para o Terceiro Setor. Membro Honorário do Comitê de Melhores Práticas de Patrocínio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Membro do Comitê Social do Mulheres do Brasil. Atualmente, é responsável pela estruturação e gerenciamento do Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO). Foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do ELAS Fundo de Investimento Social. É formada em Produção Cultural pela UFF, especialidade em Marketing e Gestão na Cultura pela UERJ e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo Project Managment Institute (PMI).

Fernanda Giannini: mestranda em empreendedorismo e inovação pela FEA – USP,  Fernanda Giannini atuou em diversas Organizações Sociais na área de investimentos de impacto social e também no desenvolvimento de softwares e soluções inovadoras em captação de recursos. Experiências que a motivaram a fundar as startups de fundraising e inclusão digital  “Eventos do Bem” e  “ONG na Web”. Sua especialidade portanto consiste em motivar engajamento social a partir do uso da tecnologia, transitando e conectando com facilidade a necessidade das Organizações sociais, com soluções de tecnologia inovadoras e adaptadas à realidade das mesmas.

João Paulo Vergueiro (ABCR 00180): diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Professor Assistente da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, com bacharelado em Direito pela USP. Foi Assessor de Financiamento de Projetos da organização britânica Christian Aid e Gerente de Comunicação do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É, voluntariamente, Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo, e também Diretor da Kibô-no-Iê.