Cursos

ABCR_Logo cursosUma vez por semestre, em São Paulo, a ABCR realiza os Cursos ABCR, que são três dias de capacitação e um de visita técnica, para desenvolver competências dos profissionais de captação de recursos.

A próxima edição dos Cursos ABCR será realizada entre os dias 20 e 23 de março de 2018, e terá a seguinte agenda:

  • 20 de março – Introdução ao Plano de Captação de Recursos, com João Paulo Vergueiro (ABCR 00180)
  • 21 de março – Marketing de Causas, com Márcia Woods (ABCR 00221)
  • 22 de março – Captação com Empresas, com Ana Flávia Godoi (ABCR 01190)
  • 23 de março – Visita técnica à Fundação Abrinq

Todos os dias de aula têm seis horas de duração, divididos em dois períodos de três horas, e com uma hora para almoço livre. O início do primeiro período é sempre às 9h30, e do segundo é 13h30, com encerramento previsto para 16h30 todos os dias.

O valor da inscrição é de 350 reais por dia. Quem for se inscrever nos quatro dias dos Cursos têm 25% de desconto. E membros ABCR ganham ainda mais 50% de desconto em qualquer inscrição. As vagas são limitadas. Inscreva-se em https://cursoabcr20181.eventbrite.com.br.

De 21 a 23 de março as aulas serão ministradas no espaço T&D Treinamento, que fica na Alameda Santos, 1293 (local novo). É próximo à estação Trianon-MASP (linha 3-Verde) do metrô. No dia 23 a visita será diretamente na sede da Fundação Abrinq (Av. Santo Amaro, 1386 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP, 04506-001 – São Paulo).

Garanta sua vaga em https://cursoabcr20181.eventbrite.com.br.

Programa do Curso:

20 de março – Introdução ao Plano de Captação de Recursos

Em suas seis horas de duração o curso vai abordar a importância estratégica da captação de recursos para as organizações da sociedade civil, a partir do plano de captação de recursos. O plano é o documento que orienta toda a estratégia e planejamento da área, garantindo que a organização saiba qual caminho está seguindo para a sua sustentabilidade financeira. No curso, vamos apresentar o plano e desenvolver atividades debatendo as fontes de captação de recursos, técnicas, etc.

21 de março – Marketing de Causas

Interessado em fazer parcerias comerciais entre empresas e ONGs que utiliza estratégias de marketing para promover e captar recursos para causas e iniciativas sociais? Este é o curso para você! Neste dia você poderá conhecer mais sobre esta ferramenta, sua aplicação no Brasil, casos de sucesso e um passo-a-passo de orientações de como você poderá montar um programa.

22 de março – Captação com Empresas:

Como captar recursos com empresas para causas sociais? Como estabelecer contatos com os possíveis patrocinadores e parceiros? O que as empresas buscam alcançar ao patrocinar um projeto/programa social? O curso vai mostrar na prática como um captador pode usar técnicas para estabelecer networking, realizar reuniões e fechar parceria com empresas. Vamos debater sobre os principais interesses de uma marca ao se associar a uma causa social e como as organizações podem se preparar para fazer essa aproximação. Durante o curso serão apresentados os conhecimentos sobre o processo da captação de recursos institucionalizada como foco no planejamento das negociações com empresas. Dentre os temas que farão parte do cursos estão: saber identificar se – sua proposta propõe ações de comunicação com os públicos de interesse da empresa, se fortalece a marca e se posiciona os valores corporativos; captar recurso com empresas – via de mão dupla; organização interna auxilia nos resultados; e identificação dos riscos e do que não dá certo.

23 de março – Visita técnica à Fundação Abrinq
Visita à sede da Fundação Abrinq, com apresentações realizadas pela várias áreas de captação de recursos da organização.

Currículo dos professores:

Ana Flávia Godoi (ABCR 01190): conselheira da ABCR. Especialista em Desenvolvimento Institucional para o Terceiro Setor. Membro Honorário do Comitê de Melhores Práticas de Patrocínio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Membro do Comitê Social do Mulheres do Brasil. Atualmente, é responsável pela estruturação e gerenciamento do Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Industria da Construção do Rio de Janeiro (SECONCI-RIO). Foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do ELAS Fundo de Investimento Social. É formada em Produção Cultural pela UFF, especialidade em Marketing e Gestão na Cultura pela UERJ e capacitação em Gerenciamento de Projetos para o Terceiro Setor pelo Project Managment Institute (PMI).

João Paulo Vergueiro (ABCR 00180): diretor executivo da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. É professor Assistente da FECAP, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP, com bacharelado em Direito pela USP. Foi Assessor de Financiamento de Projetos da organização britânica Christian Aid e Gerente de Comunicação do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. É, voluntariamente, Coordenador do Grupo de Excelência de Gestão do Terceiro Setor, do Conselho Regional de Administração de São Paulo, e também Diretor da Kibô-no-Iê.

Márcia Woods (ABCR 00221): conselheira da ABCR. É especialista em investimento social privado, marketing social e relacionado a causas, e autora das publicações Marketing Relacionado a Causas: Conceitos e Experiências Brasileiras, Guia Prático de Marketing Relacionado a Causas: Diretrizes e Casos, eTendências do Investimento Social Privado na América Latina. Foi diretora executiva no IDIS, e atuou na Cruz Vermelha na Australia e 3M do Brasil. É formada em comunicação social pela ESPM e tem especializações em administração de negócios, organizações do terceiro setor e advocacy. É Vice-presidente da SAAP – Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros, membro dos conselhos curadores da Fundação Stickel e FAH. É do conselho consultivo do Instituto Doar.