Quarta edição do Dia de Doar mobiliza ONGs, empresas e indivíduos em todo país

dia-de-doarCampanha acontece no dia 29 de novembro e é vista como oportunidade de continuar estimulando doações no ano em que o Brasil subiu 37 posições no World Giving Index (Índice Mundial da Solidariedade)

São Paulo, 17 de novembro de 2016 – O Dia de Doar é um movimento mundial que incentiva a solidariedade e a promoção da cultura de doação. A iniciativa acontece no dia 29 de novembro e é promovida pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalizão de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e já conta com 1000 parceiros em 2016, entre ONGs, empresas e indivíduos. A ABCR é uma das apoiadoras e realizadoras da campanha.

Segundo o Word Giving Index (Índice Mundial da Solidariedade) deste ano, os brasileiros subiram 37 posições no ranking da doação, saindo da 105º para a 68º. Apesar do crescimento, esta posição ainda significa que no Brasil menos de 40% da população tem o hábito de doar para ONGs pelo menos uma vez por ano, o que também é apontado em outra pesquisa recente sobre doações, a Doação Brasil.

Para João Paulo Vergueiro, Diretor Executivo da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), e membro do Conselho do Dia de Doar, os resultados demonstram que ainda há muito potencial em crescimento de doações para ONGs por parte do brasileiros. “O país ainda está longe de estar em boa posição, o que continua representando oportunidade de transformar a cultura de doação no Brasil, e é para isso que promovemos o #diadedoar”

O Dia de Doar é uma ação que é parte de um movimento que surgiu em 2012 nos EUA, com o nome Giving Tuesday, e em contraponto ao consumo excessivo das festas de final de ano e ao dia de descontos, o “Black Friday”. No Brasil, a primeira edição da campanha foi realizada em 2013, e desde 2014 o país faz parte oficialmente da edição global.

No dia 29 de novembro, ONGs de todo o país realizarão ações para receber doação, e empresas, indivíduos e órgãos públicos estarão mobilizados para doar e divulgar publicamente o seu gesto, usando a hashtag #diadedoar.

Atuante nas mídias sociais, o Dia de Doar 2016 já possui mais de 8.000 seguidores no Facebook, e quase 1000 no Instagram e no Twitter, números que continuarão a crescer com o uso da hashtag #diadedoar.

O Dia de Doar estimula que quem for fazer uma ação no dia 29 de novembro se cadastre no site www.diadedoar.org.br

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar é uma iniciativa global que surgiu em 2012 nos EUA em contraponto ao consumo excessivo gerado nas festas de final de ano e ao dia de descontos “Black Friday”. O movimento incentiva a filantropia por meio de uma campanha nacional que utiliza redes sociais e um site interativo para disseminar a ideia. Está presente em países como Alemanha Austrália,Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013. – www.diadedoar.org.br

Informações para a imprensa:

Danilza Queiroz – (11) 3042-9693

contato@diadedoar.org.br

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin