ABCR e organizações debatem a relação do setor com os bancos

bancosRepresentantes de várias organizações da sociedade civil se reuniram na terça-feira, dia 18 de abril, para debater a atual situação da relação entre as ONGs e os bancos, principalmente no que diz respeito a facilitar a doação. A reunião foi realizada em São Paulo, na ACNUR, e contou com a participação da ABCR no grupo que lidera os trabalhos.

O encontro foi convocado em razão do atual cenário apresentado pelo grupo de liderança, formado pela ABCR, ACNUR, Santuário Nacional, Fundação Abrinq e Visão Mundial. Depois de quase um ano de trabalho conjunto, o grupo concluiu que as negociações com o Banco Central e a FEBRABAN (Federação dos Bancos do Brasil) chegaram a um ponto em que não haverá mais avanços: ambas as instituições não se demonstram abertas a negociar a regulamentação da doação como transação financeira, obrigando todas as ONGs a utilizar os instrumentos disponíveis para pagamento. Isso traz dois efeitos imediatos para as ONGs: a falta de produtos específicos para a nossa realidade e o aumento de custos.

2017ongsbancos1Um dos exemplos tem a ver com os boletos. Oficialmente, o Banco Central não prevê a existência do boleto de doação, regulamentando apenas o boleto de pagamento. Por isso, todas as organizações da sociedade civil que queiram receber doação por meio dos boletos são obrigadas e emitir boletos de pagamento. Na Nova Plataforma de Pagamentos do Banco Central, isso significa inclusive emitir os boletos com o CPF do doador e um valor determinado no boleto, o que aumenta consideravelmente os custos de envio postal da mala direta, além de diminuir as doações recebidas.

Ao final da reunião, ficou decidido que o grupo de liderança desenvolverá uma proposta formal para compartilhar com as organizações, com o objetivo do setor se unir para iniciar uma ação de incidência política (advocacy) mais atuante junto aos bancos e a sociedade civil brasileira.

Essa proposta será apresentada em uma reunião aberta a ser realizada no dia 17 de maio, de tarde, em São Paulo, no mesmo local do Festival ABCR 2017. A convocatória para essa reunião será divulgada oportunamente.

Para acessar a apresentação realizada na reunião do dia 18 de abril, clique aqui.

2017ongsbancos2

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin