ABCR lança termo de referência para definição do Marco Bancário da Doação

bancosA ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, como resultado das ações realizadas por um grupo de trabalho no qual faz parte com a ACNUR, o Greenpeace, a Fundação Abrinq, o Santuário Nacional, a The Donor Factory e a Visão Mundial, publicou termo de referência para contratação de serviço técnico para o desenvolvimento para o desenvolvimento de proposta de regulamentação da doação como transação financeira, criando o Marco Bancário da Doação.

O objetivo do trabalho é apresentar a proposta ao Banco Central, para que a doação seja diferenciada das transações comerciais normais (pagamentos), e seja criada uma normatização específica que compreenda as características próprias da doação como recurso que financia as organizações da sociedade civil.

No termo, são apresentados alguns dos problemas atualmente enfrentados pelas organizações em razão da inexistência dessa regulamentação, como no caso dos boletos e do débito em conta bancária.

Empresas interessadas em apresentar à ABCR orçamentos para o desenvolvimento da proposta poderão fazê-lo até o final do mês de setembro. O termo está disponível em https://drive.google.com/open?id=0B9HYfJn05Ld5Z1NsaUdicGhkQjg.

A ABCR avaliará as propostas recebidas junto com o grupo de trabalho, e os recursos para o financiamento deste trabalho virão da captação de recursos realizada junto aos parceiros e demais organizações da sociedade civil engajadas na construção de um ambiente favorável à doação. Para ajudar-nos a financiar esse trabalho, escreva para abcr@captadores.org.br.

No dia 12 de setembro, de tarde, no Greenpeace São Paulo, será realizada uma reunião aberta com as organizações da sociedade civil que queiram conhecer e debater mais esse trabalho que está sendo liderado pela ABCR, inclusive apoiando o seu financiamento. Interessados em participar podem se inscrever no link https://goo.gl/forms/sU3xg2yuR8QztSBP2. Haverá transmissão online.

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin