Proposta do Marco Bancário da Doação foi apresentada em São Paulo

bancosNa terça-feira, dia 17 de abril, a ABCR apresentou publicamente a primeira proposta para a construção do Marco Bancário da Doação, iniciativa que visa incluir, no sistema financeiro nacional, a doação como uma modalidade de movimentação financeira diferente do pagamento, e com isso garantir segurança jurídica – e produtos específicos – para facilitar a doação para as organizações da sociedade civil.A proposta foi apresentada pelo escritório de advocacia Rubens Naves, e pela empresa Pulso Público, parceiras nessa iniciativa, que além da ABCR conta com um grupo gestor composto por ACNUR, Fundação Abrinq, Visão Mundial, The Donor Factory, Greenpeace, IDEC, ABRALE e Santuário Nacional.

A ideia central apresentada gira em torno de transformar o “Sistema Brasileiro de Pagamentos” em “Sistema Brasileiro de Movimentações Financeiras”, prevendo que sejam tipos de movimentações financeiras o pagamento, a doação, e outras formas de transferência de recursos.

A proposta será publicada na página que a equipe do Marco está desenvolvendo, em breve disponível no link www.marcodadoacao.org.br. Ficará online para receber contribuições dos interessados no tema.

Para acessar o que foi apresentado no dia 17, clique em https://watch.greenpeace.org/videos/video/4320/ e avance até o minuto 16.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin