ABCR passa a integrar Fórum de Pagamentos Instantâneos do Banco Central

Como parte da nossa iniciativa de promover o reconhecimento da doação como parte do sistema financeiro, estimulando os bancos a criarem instrumentos específicos para as organizações da sociedade civil, a ABCR passou a fazer parte, desde junho, do Fórum de Pagamentos Instantâneos, do Banco Central.

O objetivo do Fórum é subsidiar o Banco Central no papel de definidor das regras de funcionamento do ecossistema de pagamentos instantâneos, e aborda  assuntos relacionados a pagamentos instantâneos no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

O Fórum conta também com dois Grupos de Trabalho:

  • GT Negócios, cujo papel é subsidiar a definição dos produtos do ecossistema e mapear seus fluxos;
  • GT Padronização e Requisitos Técnicos, que atuará na discussão dos aspectos tecnológicos do ecossistema, como padrão de comunicação, requisitos de segurança e de conectividade, forma funcionamento da base de dados de endereçamento e padrão de QR Code.

A ABCR passou a participar do Fórum com o objetivo de fazer avançar o entendimento, junto aos agentes financeiros, da importância da doação ser tratada com a atenção mínima necessária, diferenciando-a do pagamento, em razão de sua origem e propósito.

Saiba mais sobre o Fórum de Pagamentos Instantâneos do Banco Central aqui. Para conhecer mais as ações de advocacy da ABCR, acesse aqui.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin