BNDES vai emprestar 1 bilhão de reais para hospitais filantrópicos

O Governo Federal informou que lançará uma linha de crédito de 1 bilhão de reais para hospitais filantrópicos – organizações da sociedade civil que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebem do governo para fazer parte do sistema.

A linha de crédito será gerida como um programa pelo BNDES e, por isso, recebeu o nome de BNDES Saúde. Segundo o governo federal, tem a intenção, de “aprimorar gestão das entidades filantrópicas de saúde”, que respondem por metade dos atendimentos do SUS. A ação terá dois subprogramas para a) melhorias de gestão, governança e eficiência de operação; e b) implantação, ampliação e modernização das instituições.

A taxa de juros final do programa será calculada com base na TLP acrescida de 1,3% e spread de risco no caso das operações diretas. O prazo máximo da operação de crédito pode chegar a 18 anos.

Mais informações estão disponíveis em https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/imprensa/noticias/conteudo/bndes-lanca-novo-programa-de-r%24-1-bi-para-apoio-a-hospitais-filantropicos.

A ABCR acredita ser importante que as organizações da sociedade civil tenham acesso amplo a recursos que vão proporcionar que cumpra efetivamente sua missão, sejam eles proveniente de doação, ou também de investimentos produtivos, como no caso dos empréstimos. Achamos ser importante que o BNDES reconheça os hospitais filantrópicos como atores fundamentais para a promoção da saúde no país, e esteja disposto a financiá-los, não restringindo seu crédito apenas a empresas.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin