ALERTA ABCR: Criminosos se passando por captadores de recursos

O Jornal Hoje, programa nacional da Rede Globo de Televisão, apresentou no dia 10 de julho a notícia de que criminosos estão se passando por captadores de recursos no Estado do Rio de Janeiro para receber doações em nome de organizações da sociedade civil.

Conforme mostrado na notícia, mais de 400 indivíduos foram enganados pelos bandidos, que atuavam captando doações mensais em nome das instituições, inclusive indo na casa dos doadores recolher o dinheiro.

O esquema foi descoberto quando as próprias organizações denunciaram à polícia do Estado de que pessoas estavam pedindo doações indevidamente em nome delas, e enganando as pessoas. Duas pessoas foram presas após a investigação policial e outras estão foragidas.

A notícia mostrada no Jornal Hoje pode ser vista em https://globoplay.globo.com/v/7754329/.

A ABCR reforça a importância da captação de recursos ser parte da estrutura da organização e que existam mecanismos internos de controle e transparência, e uma linha de comunicação aberta com os doadores e toda a comunidade, para diminuir os riscos de criminosos utilizarem a boa fé das pessoas para receberem doações indevidamente.

Denúncias como essas podem ser enviadas à ABCR pelo e-mail falecom@captadores.org.br.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin