Apenas 3% dos editais para a América Latina apoiam a gestão das organizações

Estudo recente publicado pela Civicus, com título Acesso a Recursos para as Organizações da Sociedade Civil da América Latina – Dados e Desafios, demonstrou que a grande maioria dos editais voltados para a América Latina apoia somente projetos, não disponibilizando recursos para a gestão das organizações.

Para chegar a essa conclusão, o estudo analisou 6.657 editais, entre 2014 e 2017, totalizando quase 6 bilhões de dólares (24 bilhões de reais), de dois mil doadores.

Dentre os outros achados do estudo, a Civicus observou que somente 12% dos editais são oferecidos exclusivamente para o terceiro setor (ou seja, permitem que outros públicos, como empresas e indivíduos enviem propostas).

Também identificou que dois terços dos recursos vêm do hemisfério norte, e a América Latina ofereceu somente um terço desses recursos.

O estudo está disponível em três idiomas, inglês, francês e espanhol, na página https://www.civicus.org/index.php/es/acceso-a-recursos-para-las-organizaciones-de-la-sociedad-civil-en-america-latina.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin