ALERTA ABCR: Atenção às fraudes no Dia de Doar

Com o aumento da repercussão do Dia de Doar também começam a surgir as notícias de pessoas de má-fé utilizando-se do nome da campanha para fraudar tanto os doadores como as organizações da sociedade civil, causando grande prejuízo ao setor. A ABCR alerta para que todos fiquem atentos a indícios de fraudes e façam as denúncias às autoridades competentes no mesmo momento em que ficarem cientes delas.

Como medidas para evitar fraudes, a ABCR recomenda às organizações que sejam o mais transparentes possível em relação às suas campanhas, utilizando suas próprias mídias sociais para promovê-las (instagram, twitter, facebook, etc.), e disponibilizando meios eletrônicos de doação, como botões online, códigos QR, links, etc.

Não há restrição quanto à divulgação de conta bancária, porém ela não permite a identificação do doador e pode gerar desconfianças, por isso receber a doação por meio do site da própria instituição, ou de uma plataforma parceira desta, é o que gera mais segurança tanto para ela como para quem doa.

Já para os/as doadores/as a ABCR recomenda sempre checar os dados da organização que vai receber seu apoio no Dia de Doar. Verifique se o pedido de doação vem de uma fonte confiável, se a organização conta com site e divulga informações e relatórios de gestão em sua página na internet, se disponibiliza dados de transparência e etc. E, principalmente, verifique se a organização está realmente fazendo uma campanha para o Dia de Doar e quais os meios para fazer uma doação efetiva.

Para todo mundo, a ABCR sempre recomenda ser o mais público e transparente sobre a doação – esse é o espírito do Dia de Doar- utilizando em suas mídias sociais a hashtag #diadedoar e “tageando” aqueles que receberam a doação.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin