ABCR participou de Seminário Latino-Americano sobre as Recomendações GAFI e as Organizações da Sociedade Civil

A ABCR esteve presente em Arequipa, no Peru, entre os dias 02 e 05 de dezembro, participando do Seminário Latino-Americano sobre as Recomendações GAFI e as Organizações da Sociedade Civil, uma iniciativa da ICNL (The International Center for Not-for-Profit Law) que reuniu 11 países de toda a região.

O GAFI é o Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF), uma organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. As recomendações do GAFI constituem-se como um guia para que os países adotem padrões e promovam a efetiva implementação de medidas legais, regulatórias e operacionais para combater a lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e o financiamento da proliferação, além de outras ameaças à integridade do sistema financeiro relacionadas a esses crimes. Hoje, esses padrões são adotados por mais de 180 países, e a recomendação de número 8 aborda a relação deste tema, dos governos e as organizações da sociedade civil.

A ABCR participou representando a sociedade civil brasileira, em conjunto com a organização Conectas Direitos Humanos. Pela ABCR esteve presente o diretor executivo João Paulo Vergueiro.

Durante o Seminário debateu-se sobre a recomendação 8 do GAFI e como os governos em toda a região vêm se relacionando com a sociedade civil para implementá-la. Além disso, falou-se da próxima rodada de avaliação que o GAFI fará nos países da América Latina, inclusive o Brasil.

Por ocasião do Seminário os participantes dos 11 países presentes encontraram-se também com a liderança do GAFILAT, organização que promove as recomendações do GAFI na América Latina e é formada pelos governos da região. No Brasil, o GAFILAT é representado pela Unidade de Inteligência Financeira (antigo COAF), órgão do Banco Central Brasileiro.

Nas próximas semanas será divulgada uma declaração escrita e assinada pelos participantes do Seminário, que será oportunamente traduzida e publicada pela ABCR.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin