Associação Centro Social Brooklin Paulista contrata Captador de Recursos

A Associação Centro Social Brooklin Paulista, organização com sede na cidade de São Paulo, está procurando Captador (a) de Recursos para fazer parte da sua missão, em promover o desenvolvimento do indivíduo, através de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania , venha somar conosco. Confira a seguir o descritivo da vaga enviada à ABCR.

Captador (a) de Recursos

Introdução

O presente documento, de uso exclusivo da Associação Centro Social Brooklin Paulista, tem por objetivo nortear os caminhos da área de captação de recursos da Associação Centro Social Brooklin Paulista.

Ele foi pensado a partir da necessidade da criação da área de captação da Associação, que por sua vez, resolveu diversificar e aumentar suas fontes de geração de recursos a fim de subsidiar seus projetos e ampliar a sua sustentabilidade organizacional.

Todos os pontos aqui abordados têm como base a missão e visão da Associação. Além de orientações diversas, está fundamentado em questões éticas que sempre deverão ser consideradas nas ações e estratégias de captação.

Missão

Promover o desenvolvimento do indivíduo, através de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania.

Visão

Ser uma Associação que promova a transformação de vidas, e que seja reconhecida pela excelência em todos os serviços prestados à sociedade.

Responsabilidades da área de captação:

• Manter-se informada sobre editais e qualquer informação que possa colaborar com as possibilidades de ampliação dos recursos da Associação;
• Colaborar com a criação de projetos inovadores, bem como os divulgá-los e identificar potenciais financiadores a fim de implementá-los;
• Manter a divulgação da Associação, por meio de parcerias com veículos de comunicação e informações no site;
• Concentrar ação nas pessoas e/ou instituições com potencial para serem futuros doadores e/ou financiadores;
• Manter os materiais de divulgação constantemente atualizados, bem como inserir e manter os logos do doador/financiador no site da organização;
• Manter parceiros/ou financiadores informados por meio de prestação de contas, de relatórios, fotos, informativos, etc;
• Manter um banco de dados atualizado com informações de cada parceiro e/ou financiador.

Responsabilidades do captador de recursos

O captador de recursos deve ter total clareza da missão e visão da organização, além de seus projetos, suas necessidades (definição clara do quanto captar e para que captar) suas forças e fraquezas, pois todas estas informações irão subsidiar o processo de captação que envolve desde uma abordagem inicial, os fundamentos da negociação, até captação do recurso propriamente dita.

O responsável pela captação de recursos deve construir e manter um bom relacionamento com todos os demais setores na organização a fim de obter apoio nos relatos sobre atividades desenvolvidas na organização, como também colaboração nas informações para a elaboração de projetos que serão submetidos a apreciação de potencias doadores.

Além do relacionamento com todos os setores é igualmente importante o relacionamento com toda a diretoria e conselho executivo da associação.

É necessário ainda o desenvolvimento e a manutenção de uma rede de relacionamentos (banco de dados atualizado e acessível).

Estratégias de recursos adotadas pela associação

A captação de recursos da Associação deverá ser desenvolvida por meio de:

1. Projetos para:
Agências nacionais
Agências internacionais
Fundações
Institutos
Outras instituições locais

2. Convênios com órgãos públicos

3. Eventos
Bazares
Festa junina
Almoços, jantares e chás
Sorteios

4. Doações
Indivíduos
Empresas

Observações:

• As doações poderão ser aceitas em dinheiro ou espécie, desde que avaliadas previamente e que possam atender as necessidades da associação.

• Toda e qualquer doação deverá passar pelo conhecimento do diretor geral, que poderá direcionar para Unidades, conforme necessidade.

5. Coletores silenciosos
Cofrinhos em lojas

A ética na captação de recursos

A associação acredita que a captação de recursos deve estar pautada em princípios éticos e nada pode comprometer o cumprimento da sua missão e a imagem da organização.

Para tanto, define que

• Não aceitará recursos que conflitem com sua missão
• Sua missão não sofra alteração ou adaptação para receber doação de alguma fonte em especial
• Não haja conexão com imagem de políticos

É de fundamental importância que se faça um levantamento aprofundado sobre os financiadores em potencial com o mesmo grau de cuidado que qualquer investidor socialmente responsável. Cabe ao captador de recursos conhecer as origens do capital do financiador, a fim de verificar se está dentro dos parâmetros éticos da organização.

Outros recursos que não constam neste plano e que possam comprometer a imagem ou legitimidade da organização deverão ser submetidos a avaliação da diretoria.

Este documenta acompanha o Código de Ética, conforme orientado pela ABCR – Associação Brasileira de Captação de Recursos.

Prestação de contas na captação de recursos

A valorização e os agradecimentos de doações recebidas, também fazem de uma atuação responsável da área de captação de recursos e deve se tornar uma pratica da área de captação de recursos.

A prestação de contas de todo financiamento e/ou doações recebidas, pode ser feita por meio de relatórios ou divulgação no site. A melhor forma de prestação deverá ser definida pela associação, considerando as suas necessidades e dos financiadores e parceiros. Esta atitude de transparência na forma de utilização dos recursos gera maior credibilidade organizacional.

Metas de captação de recursos

As metas de captação deverão ser definidas anualmente com base nas estratégias contidas neste documento e deverão constar no plano de captação.

Por se tratar de um documento que norteará a área e demais envolvidos na captação propriamente dita, o plano de captação também deverá ser elaborado anualmente.

Pessoas interessadas podem enviar seu currículos para o e-mail emerson.centrosocial@uol.com.br, até o dia 19 de fevereiro.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin