Notícias publicadas na internet informam sobre perfis falsos sendo criados na internet para desviar doações realizadas durante as lives musicais que estão se disseminando pelo país. Essas notícias são preocupantes e podem colocar em risco uma das iniciativas mais legais que têm acontecido durante esse período do coronavírus, que tem impactado severamente a captação das organizações.
Segundo as notícias (confira uma aqui), são os perfis são criados e fazem a retransmissão das lives, a partir do perfil original, colocando um código ou site fraudulento para doações, com o dinheiro sendo desviado para fins ilícitos.
A ABCR alerta para as organizações, e todos os doadores, para que observem a adequação das página que estão divulgando informações falsas sobre doações, e façam a denúncia tanto nos próprios sites como para as autoridades competentes, para que elas sejam combatidas o mais rápido possível.
O risco, caso isso não ocorra, é de todas as lives solidárias serem canceladas, prejudicando a mobilização de recursos para as próprias organizações.




