Dia de Doar Agora reunirá o mundo contra o Coronavírus

O Dia de Doar 2020 está agendado para 01 de dezembro mas, para atender a emergência em que vivemos, foi criado o Dia de Doar Agora, um novo dia global de doação e união que vai acontecer em 05 de maio, acompanhando o movimento global #GivingTuesdayNow.

A generosidade tem o poder de unir e transformar comunidades tanto em momentos bons como nos ruins. Uma ameaça global como a COVID 19 não afeta apenas quem se infectou. Uma pandemia como essa mexe com cada um de nós no planeta e nos apresenta uma oportunidade de nos unirmos como uma comunidade global. Só no Brasil, cerca de 4 bilhões de reais já foram captados em função do coronavírus, incluindo mais de 200 campanhas espalhadas pelo país e reunindo cerca de 160 mil doadores, de acordo com o Monitor das Doações. E esses números podem ser ainda maiores.

A proposta do Dia de Doar Agora é celebrar as doações já recebidas e mostrar o poder de transformação que as doações têm quando feitas em conjunto: a expansão da generosidade, o engajamento cidadão, a atuação forte no mundo dos negócios e das redes de filantropia e o apoio sem precedentes para as comunidades e ONGs por todo o Brasil.

É uma forma também de mostrar a importância da doação como uma cultura, como um ato do dia a dia, que persista e possa impactar e transformar para melhor a realidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A pandemia nos mostrou o poder da doação e a vontade das pessoas de ajudar. É uma oportunidade de transformar essa boa vontade em um ato permanente, que independa de situações de emergência. Mostrar a força da sociedade e das organizações ”, diz Márcia Woods, presidente da ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, responsável pelo Dia de Doar no Brasil.

Diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para a cultura de doação e dicas para as organizações estão disponibilizados no site. Assim como um mapa, para dar destaque à generosidade em todo o mundo, preparado pelo Dia de Doar Agora.

Junte-se a este movimento, compartilhe e mostre de que forma como você está contribuindo com a sociedade no combate à pandemia e ajude a cobrir o globo de solidariedade. Todos esse material está no site www.diadedoar.org.br.

Juntos podemos nos curar e ser parte da solução : mostre o seu apoio e se mobilize para fazer o bem. Nas redes sociais use as hashtags #diadedoar, #diadedoaragora, #eudoei, #orgulhodeserdoador.

Cada um pode criar a sua campanha

A proposta é que cada participante do Dia de Doar Agora possa fazer sua própria iniciativa, com liberdade para adaptar, criar sua inciativa e compartilhem nas mídias sociais. Essa data só existe com a união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas, organizações.

“Agora, com o problema do coronavírus, estamos vendo um impacto maior e mais significativo. O Monitor das Doações já passou de 4bilhões de reais doados e isso mostra a força da sociedade e a importância das ONGs, que também precisam ser fortalecidas para que continuem existindo, para tornarmos esse comportamento uma realidade constante”, afirma João Paulo Vergueiro diretor executivo da ABCR.

Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, em 2012. Atualmente, a campanha é mundial, e conta com a participação oficial de 45 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do ThanksgivingDay (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como BlackFriday e CyberMonday.

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial do #GivingTuesday no Brasil e o evento é realizado em parceria com a Umbigo do Mundo.

Assessoria de Imprensa ABCR – Dia de Doar

4Press
Ana Lúcia Moretto – anamoretto@4pressnews.com.br
Leandro Andrade – leandro@4pressnews.com.br
WhatsApp: +5511-97300-8584

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin