IPEA publica relatório atualizado com perfil das OSs e OSCIPSs

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, fundação pública ligada ao Ministério da Economia, publicou relatório atualizado com o perfil das ONGs brasileiras, com um recorte específico para as OSCISPs e OSs, como parte da atuação do Mapa das Organizações da Sociedade Civil.

As OSCIPs são as organizações da sociedade civil de interesse público, e OSS são organizações sociais. Ambas são qualificações concedidas pela administração pública, ou seja, são organizações da sociedade civil normais (ONGs), que recebem essa qualificação específica do governo. No Brasil, de acordo com os números atualizados pelo estudo, das 781.982 organizações brasileiras, apenas 1.114 são OSs e 7.046 são OSCIPs.

Umas das informações interessantes do relatório é que 93,40% das OSs e 78,94% das OSCIPs não registram vínculos empregatícios formais. Das que registram, as OSs têm 9.233 vínculos de trabalhos formais e as OSCIPs, 44.157. A média é 8 vínculos por OS e 6 por OSCIP.

O estudo também mostra que, das poucas OSs e OSCIPs que empregam, a média salarial nas OSs é maior que nas OSCIPs: R$ 3.671,78 contra R$ 2.973,73.

Para conferir o estudo completo publicado pelo IPEA é só acessar o arquivo em https://drive.google.com/file/d/1E3LKfpqNc-hQj9AAnq7YuUeuOTArhHG6/view?usp=sharing.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin