ALERTA ABCR – Leia relato chocante recebido pela ABCR e envie suas denúncias de tentativas de fraudes em doações para OSCs

A ABCR tem denunciado, de forma recorrente, tentativas de fraudes realizadas por terceiros, que abordam organizações da sociedade civil com promessas de grandes doações. Recentemente, recebemos de uma instituição um depoimento chocante sobre o tema, que é importante compartilhar para conhecimento e atenção de todos que atuam no setor:

A diferença dos casos citados para o nosso é que fizeram os contatos falando da intenção de doar grandes quantidades e fizeram um depósito “teste” que devolvemos. A partir disso as tentativas não cessam. Somos abordados diariamente com telefonemas de DDDs de todos os lugares do Brasil e exterior além de mensagens no WhatsApp informando a mesma intenção de “fazer investimento na fundação” mas cada hora se passando por representando de alguém diferente (empresas offshore, doadores anônimos, empresários de duplas sertanejas, banqueiros, etc.). Alguns são bem convincentes em sua abordagem, inclusive se mostrando envolvidos no setor, outros percebe-se de longe que são golpistas pela maneira rude e com português duvidoso que nos abordam. Já tivemos mais de 20 tentativas dessas TED’s teste para ver se nossa conta funciona (devolvemos todos) e com valores bastante estranhos. Tentaram inclusive doar via nossa plataforma de doação e fomos obrigados a tirá-la do ar temporariamente para evitar transtornos maiores.

Como se não bastasse, como dissemos não querer nos envolver com transações ilícitas, descobriram onde minha família e eu moramos e foram presencialmente às nossas residências. Na minha casa, como não os atendi, passaram uma semana inteira na rua esperando que eu saísse para me abordar. Não somente isso mas descobriram os celulares da minha família e estão tentando contato com eles também e me celular pessoal. Até no facebook e messenger já tentaram nos acessar. Com essa abordagem agressiva, por medo, saímos todos de nossas casas. Passamos esse caso para a promotoria de fundações que por sua vez encaminhou os fatos para a promotoria criminal e também para a polícia.

Na visão da ABCR, esse caso é chocante e merece atenção de toda a sociedade civil. Se a sua organização também foi abordada dessa maneira, sendo coagida e sentindo-se intimidada, entre em contato com a ABCR, no e-mail falecom@captadores.org.br, que encaminharemos as informações às autoridades competentes, auxiliando na investigação e evitando que outras instituições sejam impactadas.

É fundamental que o próprio setor esteja alerta à tentativas de fraudes e realize as denúncias necessárias. De forma geral, as fraudes são cometidas por pessoas terceiras, que não são de organizações da sociedade civil, mas o seu impacto pode ser negativo para todos nós.

Mais informações em https://captadores.org.br/2020/05/13/alerta-abcr-esquemas-de-devolver-parte-da-doacao-ao-doador-sao-fraudulentos/.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin