Fundo global de doações irá distribuir 250 mil dólares para iniciativas que promovem a generosidade

O GivingTuesday, o Dia de Doar como ficou conhecido no Brasil, anuncia o lançamento do fundo Starling Collective, iniciativa que irá identificar e apoiar líderes comunitários criativos que trabalham para catalisar generosidade, empatia, equidade e justiça em todo o mundo. O GivingTuesday, representado pela ABCR, irá distribuir 250 mil dólares em doações aos participantes, em todo o mundo.

O Starling Collective quer estimular a implementação de novas ideias e ações comunitárias, e foi projetado para quebrar as tradicionais barreiras de acesso aos recursos que, frequentemente, excluem vozes sub-representadas e líderes de movimentos de base. A expectativa é que a rodada inicial de doações do Starling Collective ajude pelo menos 50 iniciativas globais, com valores entre 2.5 mil dólares e 7.5 mil dólares. Para 2021 estão previstas chamadas adicionais do fundo.

A presidente da ABCR, Márcia Woods, destaca que financiar a generosidade no Brasil é um movimento adequado, principalmente quando se observa no Monitor das Doações COVID-19 um recorde de solidariedade durante a pandemia. “O Starling Collective é uma oportunidade única de estimularmos que a generosidade brasileira continue para além do momento atual”, reforça Márcia.

Para Asha Curran, CEO da GivingTuesday nos Estados Unidos, a “generosidade é uma forma poderosa de participação cívica e os esforços comunitários são essenciais para criar mudanças duradouras”.

Criado em 2012, em Nova York, o GivingTuesday tornou-se um movimento global e permanente de generosidade, com líderes em mais de 70 países. No Brasil, o movimento é representado pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que lidera a campanha do Dia de Doar, promovida em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, e realizado em parceria com a Umbigo do Mundo.

Para saber mais e se inscrever no Starling Collective, visite o site: https://now.givingtuesday.org/pt/starling-collective/

Sobre o Dia de Doar

 O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A ABCR é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do GivingTuesday. Mais informações sobre o Dia de Doar – www.diadedoar.org.br.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin