Instituto Liga Social lança Vitrine de ONGs

Está no ar a Vitrine de ONGs, uma central de transparência e de prestação de contas que tem como objetivo conquistar a confiança da cadeia envolvida nos processos de doação a projetos socioambientais a partir da oferta de informações claras, assertivas e detalhadas sobre a atuação das organizações da sociedade civil (OSCs ou ONGs).

A Vitrine foi idealizada pelo Instituto Liga Social para ser uma plataforma de gestão, comunicação e transparência. A divulgação dos dados das organizações tem o objetivo de ampliar as contribuições de pessoas físicas e jurídicas para projetos socioambientais. Atualmente, já reúne informações de mais de 80 organizações que atuam nas áreas de educação & cidadania, saúde & bem-estar, vida sustentável e
proteção animal.

“A Vitrine de ONGs busca potencializar a cultura de doação no país, dando transparência a contribuições já realizadas e ampliando a visibilidade das organizações da sociedade civil”, destaca Patricia Mussi.

A plataforma foi cocriada com a Editora MOL, maior editora de impacto social do mundo. O piloto da Vitrine de ONGs foi a Central de Impacto da MOL, que reúne organizações beneficiadas pela editora em todo o território nacional.

Agora, a Vitrine está sendo disponibilizada para outros institutos, fundações e empresas por meio de plataforma whitelabel. Dessa forma, os investidores sociais podem utilizar a ferramenta personalizada com sua identidade visual. Para adotar a Vitrine, os interessados devem entrar em contato com o Liga Social no e-mail patricia@ligasocial.org.br.

Raio-X das ONGs
Na Página de Transparência de cada ONG, é possível conhecer o foco de atuação, quantidade de beneficiários e valor já doado por meio de parceiros do Instituto Liga Social. Também são apresentadas histórias inspiradoras que mostram de que forma esses recursos melhoraram a vida dos beneficiários. A página traz ainda estatuto, demonstrativo de resultado, balanço patrimonial, contatos e também a informação detalhada do uso do orçamento anual (do ano vigente e de até dois anteriores).

A evolução da Vitrine de ONGs permite agora duas novidades para as organizações da sociedade civil. Para as ONGs que já estão na plataforma, é possível incluir um botão de doação em suas Páginas de transparência. É uma ação simples, realizada em parceria com a Doe Fácil, que permitirá que pessoas físicas e jurídicas façam suas doações por meio de boleto ou de cartão de crédito de qualquer valor,
diretamente na conta bancária da instituição.

Não há pagamento de taxa de instalação ou manutenção. Para cada doação via boleto são abatidos R$ 3,90 (valor fixo) e no caso das doações via cartão é descontado 3,99% do valor da doação. Para receber o passo a passo de como fazer o cadastro na Doe Fácil, basta entrar em contato conosco pelo e-mail patricia@ligasocial.org.br. A outra novidade é a possibilidade de inclusão de novas ONGs na plataforma.
Neste caso, aquelas que possuem certificação da Phomenta já podem entrar em contato com o Instituto Liga Social para solicitar login e senha para a criação da Página de Transparência e inclusão dos dados.

Para as organizações que ainda não possuem a certificação, há uma opção de jornada automatizada. Nesse processo, a ONG deve contratar a certificação da Phomenta – lembrando que o pagamento não garante a aprovação do selo. A jornada pode ser trilhada a partir deste link: https://institutoligasocial.org.br/jornada-
automatizada-de-inscricao-de-novas-ongs/.

Sobre o Instituto Liga Social
O Instituto Liga Social é uma organização da sociedade civil que existe para fortalecer a sociedade civil organizada. Desenvolve ferramentas que viabilizam o aumento da cultura de doação e faz a ponte entre OSCs e grantmakers. Para cumprir sua missão, o Liga Social iniciou sua operação em 2015 certificando organizações e realizando a gestão de investimento social privado para empresas e institutos.

Para acompanhar nosso trabalho, acesse o site e siga nossas redes:
Site: institutoligasocial.org.br
Instagram: @institutoligasocial
Facebook: facebook.com/institutoligasocial
LinkedIn: linkedin.com/company/instituto-liga-social/

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin