Fundo Casa Socioambiental convoca projetos para o Programa Fortalecendo Comunidades

A pandemia da COVID-19 afetou severamente as populações mais vulneráveis impactando a vida de todos, em especial das comunidades menos favorecidas. Infelizmente, ainda iremos conviver com essa situação por algum tempo e precisamos garantir a resiliência das comunidades para o enfrentamento desse período tão  desafiador. Essa resiliência está em novas tecnologias sociais descobertas pelas comunidades, fortalecimento do trabalho conjunto e em rede, busca de novas formas de fazer as ações para garantir a sustentabilidade e defender os territórios, e a retomada de práticas ancestrais e tradicionais dos modos de vida.

Desta foi lançado, dentro do Programa Fortalecendo Comunidades, a I Convocatória de Projetos, direcionada a grupos de base comunitária, e a comunidades tradicionais. Para apoiar ações para fortalecer, construir e/ou desenvolver a resiliência dos grupos, através de recortes específicos para três linhas temáticas, nas seguintes frentes:

  •  Metodologias para a recuperação da renda impactada pela COVID-19, bem como meios para desenvolver negócios e empreendimentos locais e ações que fortaleçam as organizações, contribuam com sua sustentabilidade econômica e, ao mesmo tempo, fomentem estratégias de resiliência comunitária e uso de novas tecnologias;
  •  Ações e metodologias para o fortalecimento da soberania alimentar dos grupos e comunidades;
  •  Fortalecimento das organizações que atuam na defesa de direitos, possibilitando que estas enfrentem os impactos e sigam desenvolvendo seus trabalhos nos territórios.

As inscrições se encerram dia 28 de fevereiro.

Para saber mais, acesse o site e confira as informações completas do edital.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin