Estudo traz principais percepções das organizações sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo

A ABCR apresentou, no dia 10 de fevereiro, os resultados do Mapeamento sobre o Risco de Financiamento do Terrorismo em Organizações sem Fins Lucrativos, iniciativa realizada em 17 países da América Latina que apresentou a percepção das organizações da região com relação aos temas ligados ao GAFI/FATF.

Uma iniciativa da organização americana Internacional Center for Not-for-Profit Law, o estudo teve mais de 720 respondentes em 17 países da região latino-americana, e no Brasil foi representada pela ABCR, tendo sido divulgada em setembro de 2020.

Os resultados foram apresentados em evento aberto, que contou com a presença de representantes de organizações brasileiras, advogadas, contadores, e outras pessoas interessadas no tema.

Dentre os principais achados do estudo está o fato da maior parte das organizações da região informar desconhecer o tema. Além disso, corrupção e fraude são riscos que, para as organizações, são maiores do que elas estarem vulneráveis a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

A apresentação, com duração de cerca de 50 minutos, foi gravada e pode ser assistida na tela mais abaixo.

O relatório completo (em espanhol) está disponível para consulta, acessando aqui.

A apresentação realizada no dia pode ser acessada, em pdf, aqui.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin