Realizado pela ABCR e Dia de Doar, curso ensinou como montar uma campanha de captação de recursos para o Cursinho FGV
Entre os dias 01 e 05 de abril, alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de participar de uma disciplina eletiva chamada “Desafio Dia de Doar 2024: espalhando a generosidade radical pelo Brasil”. As aulas foram ministradas por Fernando Nogueira, diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e professor da FGV EAESP, e por Carolina Farias, líder do movimento Dia de Doar.
Com carga horária de 20 horas, o curso teve participação de 19 alunos dos cursos de Administração Pública, Direito e Administração de Empresas da FGV. Os conteúdos incluíram uma apresentação geral e conceitos básicos sobre o Dia de Doar, doações e setor social, além de diálogo com lideranças e debates sobre os temas. Os alunos também planejaram campanhas de doações destinadas ao Cursinho FGV, que poderão ser implementadas até o final do ano.
“Nossa experiência durante essa semana foi intensa e marcante. Houve muito conteúdo relevante, discussões ricas e interação entre profissionais, ativistas, alunos e gestores do Cursinho. Esse tipo de aprendizado que combina teoria e prática costuma ser muito efetivo, resultando em ótimas apresentações ao final. Não tenho dúvida que muitas das ideias apresentadas vão virar realidade, ajudando o Cursinho FGV a cumprir sua missão de tornar o ambiente universitário mais diverso e acessível”, afirma Fernando Nogueira, da ABCR.
Os alunos também puderam aprender sobre a generosidade na prática, com uma visita em uma campanha comunitária do Dia de Doar em Mauá (SP). Lá, eles visitaram a sede do Instituto Ensina, onde fica a liderança do Doa Mauá, e acompanharam na prática como é a campanha, debatendo sobre as estratégias e como se dá na prática a construção de uma campanha, aplicando em sala de aula.
Na programação, os alunos também tiveram um tempo destinado ao diagnóstico e às primeiras propostas sobre a campanha de doação que precisaram construir, com orientação, pesquisa e preparação de propostas. O curso também contou com alguns convidados. Roberto Lang, da Criando Consultoria, deu uma visão geral sobre captação de recursos. Vivian Fasca, Diretora de Filantropia do Hospital Albert Einstein, e Rachel Carneiro, fundadora da consultoria Ideal Social, palestraram sobre as diferenças na captação entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Alguns outros profissionais que estiveram presentes foram: João Paulo Vergueiro, do GivingTuesday, Tássia Tostes, do Doa Santos (SP), Julia Caldas, do Doa MG, entre outros.
No último dia, os grupos tiveram 15 minutos para apresentarem suas ideias e após, puderam dialogar com a banca de convidados, que comentou, questionou e sugeriu novas ideias para as campanhas do Cursinho FGV. A banca foi composta por profissionais de organizações, como Ambev, Movimento por uma Cultura de Doação, Abrace uma Causa e Instituto Deixe Vivo.
“Tivemos a oportunidade de apresentar aos alunos um pouco sobre o universo do Terceiro Setor, incluindo captação de recursos, cultura de doação e o trabalho na prática de organizações sem fins lucrativos. Acreditamos que o ambiente universitário é um local de grande interesse em introduzir essas questões para formar profissionais conscientes das ferramentas sociais que temos disponíveis hoje para criar um mundo mais sustentável e igualitário”, complementa Carolina Farias, do Dia de Doar.