No momento, você está visualizando ABCR comemora aniversário de 23 anos e Dia da Profissão de Captação de Recursos

ABCR comemora aniversário de 23 anos e Dia da Profissão de Captação de Recursos


O dia 7 de dezembro é marcado por duas comemorações especiais: o Dia da Profissão de Captação de Recursos e também da fundação da ABCR. Neste ano, a Associação comemora seu aniversário de 23 anos e orgulha-se de seu trabalho para fortalecer a profissão de captação de recursos e promover conexões entre profissionais da área. Nesta história, a ABCR superou desafios e obteve importantes conquistas para o Terceiro Setor. 

Entre elas, destaca-se o reconhecimento oficial da profissão de captador(a) de recursos em 2021. A profissão foi inserida no Código Brasileiro de Ocupações – CBO com base na solicitação realizada pela ABCR. Dessa maneira, as organizações da sociedade civil podem registrar formalmente seus captadores e suas captadoras na carteira de trabalho sem a necessidade de recorrer a outras ocupações.

“A ABCR tem cumprido bem seu papel e um marco no último ano foi o reconhecimento da profissão de captador de recursos. Foi um passo importante. O registro profissional também facilita muito a busca de dados para a realização de estudos sobre a categoria. A profissionalização está muito relacionada à prática da captação e a contribuição da ABCR tem sido vasta em propiciar momentos de troca entre captadores com o Festival ABCR e os grupos temáticos. Essa troca é muito valiosa para o desenvolvimento dos profissionais da área”, pontua Márcia Woods, presidente da ABCR.

Festival ABCR e Dia de Doar são marcos importantes para setor de impacto

O Festival ABCR é a maior conferência de captação de recursos da América Latina e representa uma grande oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos, introdução a novas ferramentas e estudos em primeira mão, além de ser um espaço de diálogo com profissionais renomados do setor. A Associação possui um portfólio de ofertas de serviços e projetos tanto para os associados como para não associados que têm contribuído para o desenvolvimento da profissão. 

Há ainda a atuação na área de advocacy e no setor público. Márcia destaca que a ABCR é uma organização jovem e ousada, que tem contribuído para mobilização de recursos para o setor como um todo. A organização tem sido bastante reconhecida por tocar em temas como o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações) para organizações da sociedade civil.

Outro evento organizado pela ABCR é o Dia de Doar, mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. O movimento é extremamente importante para as organizações sociais, pois incentiva as pessoas a realizarem doações. Neste ano, milhões de pessoas participaram do movimento e impulsionaram organizações em todo país.Quando a ABCR encabeça a operacionalização do Dia de Doar, gera um benefício para o setor como um todo. A doação é um valor para o Terceiro Setor, pois é como a maioria das organizações se estruturam, desde sua governança até a sustentabilidade financeira”, observa Márcia.

A contribuição de João Paulo Vergueiro

A presidente da ABCR também enfatiza o papel significativo desempenhado por João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da Associação, nos últimos oito anos: “O JP foi o grande impulsionador do primeiro passo da institucionalização da ABCR, que foi a mudança da governança para que houvesse um executivo remunerado. Foi responsável por todos esses avanços que tivemos nos últimos anos, de dar ritmo à atuação associativa, fortalecendo o festival e emplacando novos programas, especialmente o advocacy. Admiro muito a capacidade de realização do JP na eficácia da utilização de recursos. É uma pessoa que sempre conseguiu gerenciar um orçamento restrito, mas sempre teve uma posição muito relevante no Terceiro Setor, além de sua personalidade carismática e amigável com todo mundo e de ser um eterno professor que forma pessoas. O conselho da ABCR é muito grato por tudo que ele fez”.

A ABCR vivencia um momento de transição de diretor-executivo e enxerga a nova fase como bastante promissora para buscar o fortalecimento institucional e a relação com associados, além de avançar com um olhar mais amplo para a sustentabilidade das organizações. 

Deixe um comentário