O ano de 2022 foi marcado por uma intensa mobilização pela cultura de doação e o fortalecimento do setor de impacto social no país. A ABCR obteve muitas conquistas, como o lançamento do Monitor de Doações, criado para acompanhar a solidariedade no país com enfoque em grandes doações de pessoas físicas e jurídicas. Mais de 1,3 bilhão de reais foram registrados pela iniciativa.
Por meio das redes sociais, sensibilizamos 167 milhões de pessoas sobre a importância do Dia de Doar, movimento que promove doações em todo país. Nosso site atingiu 213 mil visitantes únicos que visualizaram 1 milhão e 800 mil páginas no ano e conseguimos capacitar três mil pessoas no Festival ABCR – Diálogos para Retomada e no Encontro de Comunicação e Captação.
Fomos mencionados em 1284 notícias veiculadas na imprensa, sendo que 831 delas foram espontâneas. Em nosso site, publicamos 365 notícias, vagas e editais para disseminar oportunidades no Terceiro Setor. Para alcançar esses resultados, investimos 1,3 milhões de reais.
Atualmente, temos 390 membros ativos, o que representa um crescimento de 30% em relação ao final do ano anterior. Temos membros em todas as regiões do país, em 24 Estados. Em dois deles, temos Núcleos Regionais ativos: Distrito Federal e Santa Catarina. Em 2023, os Núcleos Regionais também devem ser ativados em outros estados como Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Dos 390 membros, 76% são associados individuais e 24% são pessoa jurídica. Apesar do número crescente e significativo de membros ativos, a receita das anuidades da ABCR representa cerca de 15% do que captamos no ano. Por isso, contamos com mais financiadores especiais, como o Movimento Bem Maior, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal e a Morro do Conselho.
“Os números de 2022 demonstram como a ABCR, com seus programas e projetos, consegue mobilizar e engajar um número relevante de pessoas em ações relacionadas ao fortalecimento da cultura de doação e sustentabilidade financeira das organizações sociais e causas. Por meio destas ações de capacitação, troca de conhecimento, mobilização social e advocacy que atingiram milhões de pessoas, conseguimos entregar nossa missão de contribuir para uma captação de recursos ética e profissional com bastante eficiência”, analisa Márcia Woods, presidente da ABCR.