A ABCR esteve presente esta semana, de 12 a 14 de setembro, em Paris, na França, em um encontro global da sociedade civil sobre o GAFI/FATF (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo), rede internacional criada para prevenir e combater a lavagem de dinheiro, o financiamento de atividades terroristas e outras ameaças relacionadas à integridade do sistema financeiro. A ABCR é membro da Coalizão de Organizações da Sociedade Civil.
Uma das recomendações que os países membros do GAFI/FATF devem cumprir, é a adequação das leis e regulações relacionadas às OSCs identificadas como vulneráveis ao abuso para o financiamento ao terrorismo. Os países devem aplicar medidas direcionadas e proporcionais a essas organizações, alinhadas a uma abordagem baseada em riscos, com a finalidade de protegê-las.
O diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, participou do evento como representante da sociedade civil brasileira, junto a membros de mais de 60 outros países. A programação do encontro, liderado pela ECNL, estimulou o intercâmbio de experiências e reúne treinamentos que exploram avaliação de risco; exemplos práticos ao redor do mundo; intersecção entre segurança, contraterrorismo e tecnologia; planejamento de ações globais, nacionais e regionais; e oportunidades de engajamento.