A equipe executiva e o Conselho da ABCR se reuniram online, no dia 24 de fevereiro, com o gabinete do Senador Ricardo Rocha (PSDB-MA), para debater sobre o relatório apresentado pelo Senador no dia anterior, 23, referente à proposta de reforma tributária que está em tramitação na câmara alta brasileira, e o impacto que as mudanças podem vir a ter junto às organizações da sociedade civil brasileiras.
O encontro foi realizado a convite do gabinete da Senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), com quem a ABCR tem boa relação e que foi responsável pela apresentação no Senado das propostas tanto do Marco Bancário da Doação como do fim do ITCMD sobre doações filantrópicas.
Participaram também da reunião as equipes dos Senadores Flávio Arns (PODEMOS-PR) e Simone Tebet (MDB-MS), além de representantes do IDIS, APF, da Fundação Gol de Letra, do GACC-SE e a advogada Aline Gonçalves de Souza.
Durante os 80 minutos da conversa a ABCR e demais representantes do setor reforçaram a importância da reforma tributária ser inclusiva com as 815 mil organizações do país, que empregam mais de 2 milhões e 300 mil trabalhadores e movimentam percentual considerável da economia brasileira. Além disso, lembraram que a reforma tributária vai ter impacto não somente nas relações de consumo, como também nas relações de doação, e que é fundamental acabar com a cobrança do ITCMD sobre as doações filantrópicas no país.
Nos próximos meses a ABCR seguirá acompanhando os debates sobre a reforma tributária, atuando em especial nas discussões que dizem respeito às receita das organizações.