Com a palestra de quatro experientes profissionais, o Encontro Brasileiro de Captadoras (es) de 2013 lotou a sala durante a ONG Brasil, na manhã do dia 28 de novembro, e inspirou os presentes em prol de uma atuação criativa e moderna dos mobilizadores de recursos brasileiros.
A primeira a falar, Tammy Allersdofer, do GRAACC, apresentou a campanha realizada, em São Paulo, para levantar recursos com doadores para a construção do terceiro prédio do hospital. Ela informou que, de um total de 100 mil indivíduos que foram abordados formalmente pela campanha, cerca de 18 mil contribuíram. Um estímulo a mais oferecido pelo GRAACC foi a inclusão do nome dos doadores em painéis dentro do próprio hospital, o que fez com que os doadores se sentissem ainda mais engajados na causa do GRAACC.
Pelo IPE, Instituto de Pesquisas Ecológicas, Andréa Peçanha Travassos, falou da campanha de marketing relacionado à causa que a organização realiza já há dez anos, em parceria com a Alpargatas. A empresa produz todos os anos uma série especial das Havaianas, com o tema da sustentabilidade, e reverte parte dos resultados da venda para o IPE, já tendo doado, desta forma, mais de cinco milhões de reais. Com o sucesso da campanha, a organização deu continuidade ao modelo e desenvolveu outro programa em parceria com a Danone, que lançou uma versão especial do iogurte infantil Danoninho.
Carolina Mattar, do Teto, organização que trabalha com o tema da habitação, apresentou a campanha de captação de recursos com voluntários realizada há cinco anos no país. Segundo ela, em 2013 foram arrecadados mais de 300 mil reais em dois dias, uma sexta e um sábado em agosto, com cinco mil jovens voluntários que foram às ruas em São Paulo e Rio de Janeiro. Essa campanha, além do resultado obtido, utiliza de forma inovadora a força de trabalho de apoiadores voluntários. O voluntariado é bastante difundido no país, mas geralmente para o trabalho de atividades sociais, e não para a própria captação de recursos.
A última a se apresentar foi Gabriela Gazola, da WWF, que falou da campanha mundial realizada pela organização, a Hora do Planeta. Segundo ela, a Hora do Planeta é uma campanha para conscientizar a população para a importância da sustentabilidade e da questão energética. A partir da campanha inúmeras ações de captação de recursos são desenvolvidas, com indivíduos, empresas e poder público, que dão grande retorno em razão da exposição mundial que a Hora do Planeta obtém.
O Encontro Brasileiro de Captadoras (es), um evento bienal realizado pela Diretoria Executiva, foi moderado por Juliana Barrena, que é Diretora de Associados (as) da ABCR e também atua na Fundação Gol de Letra. No mesmo dia do evento, por uma boa coincidência, a Fundação recebeu um prêmio da Fundação Itaú Social pelo seu trabalho realizado com educação integral. Prêmios, são excelentes formas de se conquistar credibilidade para a organização e sua causa, e ampliar as possibilidades de captação de recursos.
Os slides utilizados pelas palestrantes no Encontro estarão disponíveis no slideshare da ABCR à medida que forem sendo disponibilizados por elas. Já é possível conhecer as apresentações da Andrea, do IPE, e da Carolina, do Teto.