Conheça as ações que foram destaque em 2021
O ano de 2021 para a ABCR foi cheio de grandes conquistas. Iniciamos o ano com boa notícia. Em fevereiro, o Ministério da Economia, com base em uma antiga reivindicação da ABCR, incluiu a captação de recursos entre as atividades oficialmente reconhecidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A inclusão na CBO permite que os profissionais do setor tenham contratação com o cargo que efetivamente exercem, e fortalece a identidade da profissão.
Este ano, a ABCR também deu posse ao novo Conselho Deliberativo e Conselheiros Fiscais de 2021 a 2024, eleitos após processo de votação durante Assembleia Geral Ordinária com mais de 30 membros de todo o país.
O site da ABCR foi reformulado e ganhou um novo layout, unindo os conteúdos que eram postados na página Captamos. Também passamos a publicar textos semanais com informações, ferramentas e dados sobre captação de recursos e gestão do terceiro setor. Desde o lançamento do novo site, em junho de 2021, tivemos mais de 250 mil acessos.
Fortalecendo a prática da mobilização de recursos e a cultura de doação
Em 2021, mesmo ainda em contexto de pandemia, nos mantivemos próximos das organizações do terceiro setor. Realizamos uma série de eventos para oferecer conteúdos relevantes, além de promover o networking virtual. A 13º edição do Festival ABCR, realizada em junho, no formato online, contou com a presença de 650 participantes e 150 palestrantes, mostrando a força do terceiro setor no Brasil. O evento é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo na questão captação de recursos. Nesta edição, o tema trabalhado foi “Conexões Para Mudar o Mundo”. As pessoas que participaram puderam interagir em 56 sessões paralelas, oito plenárias e mentorias coletivas.
Em outubro aconteceu o Encontro Comunicação e Captação de Recursos, também no formato online. O evento teve como objetivo promover o conhecimento em comunicação e mobilização de recursos para causas e organizações sem fins lucrativos. Durante dois dias gratuitos, foram realizadas mais de 30 sessões em três salas paralelas, para mais de duas mil pessoas inscritas. Além de contar com um terceiro dia VIP.
O Dia de Doar deste ano aconteceu em 30 de novembro e contou com 30 campanhas comunitárias em várias regiões do país, entre elas, #DiadeDoarRN #DoaBahia, #DoaMG, #DoaRioVerde (GO), #DoaMauá (SP), #DoaSergipe, #DoaBlumenau (SC), #DoaPilarzinho (PR) e #DoaPelotas (RS). Neste ano, foi lançada uma ação inédita em que 14 iniciativas receberam um recurso de 400 reais para patrocinar suas campanhas para o Dia de Doar e ajudar a transformar a realidade das comunidades em que estão inseridas.
Além disso, nesta edição diversas plataformas de processamento de doações contribuíram para o Programa Colaborativo de Dados e tivemos a chegada do Instituto Mol, que apoiou tanto o financeiro quanto na produção da campanha.
Relançamento Grupos Temáticos
O ano também foi de relançamento dos Grupos Temáticos de Captação de Recursos, rede de pessoas associadas que se encontram de forma periódica para debater temas específicos do setor, realizar troca de experiências, pensar em ações conjuntas e outras atividades de interesse comum.
Esses Grupos Temáticos já foram bastante ativos em anos anteriores e agora voltaram em oito temas diferentes: Captação com Indivíduos, Captação com Empresas, Captação Institucional, Cultura e Economia Criativa, Educação, Inovação e Tecnologia, Instituições Religiosas e Saúde. Os membros da ABCR puderam se voluntariar para participar e até mesmo liderá-los.
Mapeamento de riscos sobre financiamento ao terrorismo em OSCs
Em fevereiro, a ABCR apresentou os resultados do Mapeamento sobre o Risco de Financiamento do Terrorismo em Organizações sem Fins Lucrativos, iniciativa realizada em 17 países da América Latina, que apresentou a percepção das organizações da região com relação aos temas ligados ao Grupo de Ação Financeira (GAFI), FATF, na sigla em inglês.
A iniciativa do mapeamento foi realizada em conjunto com a The International Center for Not-for-Profit Law entre outras instituições, e faz parte da mobilização regional das organizações para melhor entender a percepção delas sobre o tema, além do relacionamento com os governos de cada país, conforme recomendação prevista pelo GAFI, do qual o Brasil é integrante. Os resultados foram apresentados em evento aberto, que contou com a presença de representantes de organizações brasileiras, advogadas, contadores, e outras pessoas interessadas no tema.
Reuniões de OSCs para o GAFI
Além de recomendação, uma coalizão de OSCs fez uma série de reuniões para o GAFI. Organizações de todo o país se reuniram com o objetivo de somar forças para incidir no processo de avaliação do Brasil pelo GAFI, e com isso, diversificar capacidades para que possa ser construído um processo de atuação da sociedade civil.
A Coalizão é constituída por organizações de diversas causas e áreas de atuação comprometidas com um trabalho de incidência que fortalece o setor de forma universal, independente da instituição. Seus objetivos para o ano eram: Incidir no processo de avaliação do Brasil pelo GAFI, compartilhar conhecimento sobre o processo e as implicações dele para a sociedade civil no país e buscar a correta implementação da recomendação 8 no território nacional.
Recorde de doações para combater danos sociais e econômicos causados pela Covid-19
Este ano, o Monitor de Doações: Covid 19, criado pela ABCR, registrou a marca dos R$ 7 bilhões de reais arrecadados no Brasil. A quantia foi atingida dia 26 de maio e representa um recorde absoluto na história recente de doações para emergências no país. Quando o montante de R$ 7 bilhões foi atingido, a Saúde era a área que mais havia recebido investimentos, com 74% das doações, seguida das áreas de Assistência Social (20%), Educação (4%) e Geração de Renda (3%).
Impacto do PIX nas doações
Em agosto, a ABCR publicou um estudo feito com 150 organizações de todo o país e descobriu que a grande maioria do setor já aderiu ao PIX como ferramenta para recebimento de doações. Os resultados apontaram que, até julho, 80% das ONGs já tinham pelo menos uma chave PIX e 15% delas pretendiam aderir em breve. Das organizações respondentes, 82% disseram que o PIX facilitou o recebimento de doações. Metade delas informou que, em razão do PIX, já observou um crescimento no volume de doações recebidas.
Sobre a ABCR
A ABCR reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Realizamos eventos, cursos, campanhas e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Muita novidade está por vir em 2022 e já temos ações confirmadas. A edição 2022 do nosso principal evento, o Festival ABCR, será realizada nos dias 27 e 28 de junho, de volta ao formato presencial, em São Paulo. As inscrições já estão abertas.