O Comitê Científico do Festival ABCR divulgou as 43 primeiras sessões confirmadas para a edição 2022 do Festival ABCR, que será realizado em São Paulo, nos dias 27 e 28 de junho deste ano. As sessões aprovadas pelo Comitê foram selecionadas dentre 90 propostas apresentadas no edital por profissionais do país inteiro, somam um total de 58 palestrantes e representam cerca de 60% de todo o conteúdo do evento. A programação completa será divulgada na segunda semana de maio.
Conheça as propostas aprovadas, organizadas por eixo temático:
Gestão e Captação de Recursos
- A fórmula do sucesso de quem capta milhões: o engajamento na cultura de captação – Ana Flavia Ferreira Godoi (Conexão Captadoras / AFG Consultoria) e Gisele de Araújo Pereira (ChildFund Brasil)
- A influência da gestão no sucesso da Captação – Douglas Bordini (ABCP – Associação Beneficente & Comunitária do Povo)
- A Parada não fica parada! – Diego Ribeiro dos Santos Oliveira (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo)
- As oportunidades e desafios de captação de recursos em tempos de LGPD – Carla Regina Baptista de Oliveira (AACD – Associação da Criança com Deficiência)
- Captação de Recursos Orientado a Resultados – Vinnicius (VMV Captação de Recursos e Desenvolvimento Institucional)
- Como está o relacionamento com seu doado? – Rê Iorio (Valor com Propósito)
- Construindo uma equipe resiliente em tempos de pandemia – Joanna Sultanum Calazans (Aldeias Infantis SOS)
- Descomplicando a Institucionalização da Captação de Recursos – Adriana Nascimento (A.NA Instrutoria e Projetos)
- Implantação e Desenvolvimento de Departamentos de Captação de Recursos em ONGs – Fernanda Dearo (DEARO Alianças Estratégicas)
- Remuneração de dirigentes de associações – Bianca Monteiro (Escola de Dirigentes)
O papel do Captador
- Captar Recursos: o que significa? – Suely Gomes Nunes (Caritas Campo Limpo)
- Como formar uma equipe produtiva de captação de recursos, como ter uma equipe de f2f engajada – Elaine Martins (Aldeias Infantis)
- Energia do dinheiro & Captação empoderada – Márcia Santana de Sousa (Rizoma Conexões Sistêmicas)
- Papel do/a Captador/a no Monitoramento de Impacto – Beatriz Gurgel (BG Soluções Sociais)
- Projeto de vida como o foco do Profissional de Captação de Recursos – Ana Claudia Vasconcellos (staff co workers)
Inovação e Redes de Captação
- Clube de Benefícios: Inovando na Captação de Recursos – Ulla Ribeiro Araújo e Sineide Gomes Florencio (Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Sergipe)
- DRTV: Novos formatos – Nathalia Ferreira Cardoso (Médicos Sem Fronteiras)
- ESG como rota de investimentos em cultura – Monique Cerchiari (Tatu Cult)
- Financiamento Coletivo – Vantagens, desafios e estratégias de Captação – Larissa Novais (Benfeitoria)
- Inovação social e ambiental como ferramentas de captação- João Lacerda (Movimento de Pimpadores) e Patricia Rosa (Pimp My Carroça)
- Plataforma Potências Periféricas: tecnologia para a mobilização de recursos das/nas periferias brasileiras – Luis Nascimento (Potências Periféricas), Julia Mota (PonteAponte) e Cássio Aoqui (PonteAponte)
- Ressignificando o papel da doação em tempos de soluções de mercado – Fábio Deboni (Aliança pela Biodiversidade/CIAT)
- Transformando Territórios: captando recursos junto à comunidade – Whilla Castelhano Coimbra (IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), Jair Rezende (FEAC) e Eliane Macari (FEAV – Fórum de Entidades Assistencialistas de Valinhos)
Comunicação e Engajamento
- A dádiva como impulsionadora do capital moral nas OSCs – Loriberto Starosky Filho (Orplan Assessoria)
- A Escrita Criativa que Gera Resultados – Esperança (Captação Para Dinossauros) e Maria Victória Beligni (Instituto Saúde e Sustentabilidade)
- A ilustração pode transformar sua campanha: entendeu ou quer que eu desenhe? – Arisson Tavares da Silva (Abrace)
- Destravando a criatividade: tire projetos e conteúdos da mesmice – Phillipe Halley Martins Pereira (Nuclear.HUB)
- Eficiência de Captação de Recursos das Organizações Sem Fins – Pedro Espinoza (WA Group)
- Emotionraising: Como comunicar, surpreender, seduzir e convencer outras pessoas a apoiar boas causas – Filipe Dantas (Sistêmica Comunicação)
- Engajamento e Conversão de Doadores: reduzindo o investimento e maximizando a receita – Flavia Lang Revkolevsky (Tools4Change) e Eduardo Massa (Unicef Portugal)
- Filmes de captação de recursos: entre a razão e a emoção – Marcelo Douek (Social Docs) e Cynthia Betti (Plan International)
- Gente se conecta com gente: como humanizar sua marca? – Natália dos Santos Gonzales (Nuclear.HUB)
- O segredo do engajamento social – Giuliana Preziosi (Conexão Trabalho)
- Por que as pessoas são generosas? Quando? Onde? Saber as motivações do doador pode mudar a vida do captador – Marina Pechlivanis (Umbigo do Mundo/Educação para Gentileza e Generosidade) e Pedro Frazão
- Priorizando diversidade e inclusão nas abordagens de comunicação e captação de recursos de MSF-Brasil – Leanne Neale e Maíra Oliveira (Médicos Sem Fronteiras Brasil)
- Voluntario pode “vender” muito bem sua causa – Roberto Ravagnani (DADIVAR / R.R. Desenvolvimento e transformação humana)
Ferramentas e Fontes de Captação de Recursos
- 10 respostas objetivas para dúvidas frequentes sobre Fundos Patrimoniais – Andrea Hanai e Paula Gonçalo (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS)
- 7 Passos para implantar um programa de captação com indivíduos – Vania Schoemberner (Fundo Brasil de Direitos Humanos)
- Captação de Recursos Internacionais – Daniel Aaron Weiss (Fundação Carmem Lucia/PCLB Foundation)
- Captar é uma ciência? – Thiago Massagardi e Marina Massagardi (Everest Fundraising)
- Construindo o Mapa de Oportunidades da sua OSC – Elisangela Cristina Venturini (Instituto Martinelli Solidariedade)
- Inovações em captação com emenda parlamentar – Eduardo de Oliveira Filho (EF Grupo) e Rosana Pereira
- Plano de Ação de Sucesso para Captação com Leis de Incentivo – Suellen Moreira (Sociat Consultoria)
Critérios de avaliação:
Para analisar todas as propostas foi realizada uma etapa de triagem checando a aderência da proposta ao edital e ao eixo. Posteriormente o Comitê Científico se organizou em trios de avaliadores, que analisaram o formulário preenchido, os vídeos enviados (quando foi o caso) e os links para LinkedIn – ou seja, cada candidatura foi analisada por três integrantes do Comitê Científico.
A avaliação se baseou nos seguintes critérios: a) Capacidade técnica do palestrante (experiência profissional); b) Inovação (formato da atividade, tema tratado, abordagem e etc); c) Aderência aos eixos; d) Contribuição à formação dos participantes; Clareza e persuasão.
Foram atribuídas notas de zero a cinco e a média entre os três avaliadores indicou o resultado.
Depois dessa etapa foi realizada uma reunião de calibragem das avaliações por eixo e depois uma reunião geral de validação dos resultados. No caso de candidaturas de um mesmo palestrante, foi considerada a mais bem avaliada.
O Festival ABCR 2022 está com inscrições abertas para o segundo lote, disponível em https://festivalabcr.org.br/inscricoes/.