Em balanço preliminar feito pelo Instagram nesta terça-feira, a líder do Dia de Doar no Brasil, Carol Farias, e o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira, destacaram o engajamento de artistas e influenciadores como Ivete Sangalo, Gabriela Prioli, Alok, Zeca Baleiro e Fábio Porchat e a cobertura massiva da imprensa, desde veículos e programas nacionais, como TV Cultura, Jornal Hoje, Record News, CNN, Folha, O Globo, até as mídias regionais. Até a manhã do dia 28, havia mais de 400 notícias registradas.
Carol e Fernando também destacaram a participação de empresas que promoveram ações no Dia de Doar, como Ifood, Gol, BTG Pactual, Uber, Globoplay, C6 Bank, entre outras. Neste ano, cerca de 90 cidades foram confirmadas para o Dia de Doar, além de três campanhas por coalizão, que, ao invés de encorajar a solidariedade em uma comunidade específica, promovem uma causa que tenha abrangência e impacto regional ou nacional, como crianças, meio ambiente e doenças raras. Muitas organizações também fizeram ações nas redes sociais fazendo postagens, publicando vídeos e até paródias.
O Cristo Redentor e outros grandes monumentos do país foram iluminados neste Dia de Doar para celebrar o poder transformador da generosidade. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Phi, organização dedicada a fortalecer a cultura da filantropia e a eficiente distribuição de recursos financeiros para projetos sociais.
“O Dia de Doar é um movimento livre, todo mundo pode participar. Cada uma das pessoas que está nos ouvindo hoje pode ser doadora, pode pedir doação nesse dia. Qualquer tipo de ação, iniciativa que seja relacionada à doação e ao bem, a gente está acompanhando hoje. Podem ser ações pequenas, você pode convidar seus amigos a doarem, você pode se apropriar do Dia de Doar, colocar essa causa no seu coração e levar isso à frente. Não precisa reportar nada para ninguém, mas se você quiser colocar nas redes sociais com a hashtag #diadedoar a gente vai poder acompanhar melhor e você vai poder inspirar outras pessoas com a sua iniciativa”, afirmou Carol.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações. Saiba mais em diadedoar.org.br