O Comitê Científico do Festival ABCR 2023 acaba de lançar o edital de propostas para as sessões de palestras da próxima edição, marcada para os dias 03 e 04 de julho, em São Paulo. As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelo formulário on-line, até a meia-noite do dia 7 de fevereiro de 2023. Serão escolhidas até 48 propostas para se apresentarem no festival.
Diferente dos anos anteriores, a 14ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina não terá um tema específico. A sociedade civil se mostrou atuante nas áreas da saúde, educação, assistência social, inclusão econômica, preservação ambiental e em muitas outras frentes, deixando claro para o Comitê Científico que o evento deve refletir tudo isso.
“Nesta nova edição, vamos fortalecer os cinco eixos temáticos escolhidos, que são pilares para o desenvolvimento das organizações e da captação de recursos”, explica a presidente do Comitê Científico, Camila Figueiredo. As palestras devem, obrigatoriamente, abordar pelo menos um dos eixos:
I – GESTÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: palestras que tratem do planejamento, estratégia, ferramentas de fortalecimento institucional e dos aspectos de gestão, demonstrando como eles podem interferir diretamente no potencial de captação de recursos da instituição ou no resultado dessa atividade.
II – O PROFISSIONAL DE CAPTAÇÃO: palestras que contribuam para o desenvolvimento do profissional e tratem da importância do papel do captador como parte das organizações, alinhado ao código de ética da ABCR e às habilidades interpessoais (soft skills) necessárias para a captação de recursos.
III – INOVAÇÃO E REDES DE CAPTAÇÃO: palestras que tratem de novidades da captação, formas inovadoras de captação de recursos, novos potenciais de recursos para o terceiro setor. Também desejamos conhecer boas experiências na captação em redes, envolvendo uma construção coletiva ou beneficiando simultaneamente mais de uma organização ou parceiro.
IV – COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO: palestras que tratem da comunicação como meio para engajamento de pessoas (doadores e voluntários) pela causa e pela organização, demonstrando o papel estratégico da comunicação alinhada à captação de recursos.
V – FERRAMENTAS E FONTES DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS: palestras que tratem das fontes de recursos disponíveis para o terceiro setor e de ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a atividade de captação, sempre considerando um olhar para a diversificação de fontes e estratégias.
Segundo Camila, uma das novidades para 2023 é a criação de um palco exclusivo para temas voltadas às organizações que já têm departamento de captação de recursos e estão em fase mais avançada. “São aquelas que estão discutindo retorno de investimento, captação internacional e outros temas avançados que demandam um conhecimento prévio. Por isso, é possível também sugerir palestras que atendam a esse perfil”, explica.
As propostas recebidas serão avaliadas pelo Comitê Científico de acordo com os seguintes critérios:
Qualquer pessoa pode enviar proposta, mesmo não sendo associada à ABCR. Estimula-se o envio de candidaturas que tragam ainda mais diversidade ao evento, de distintas origens étnicas, de gênero, região do país, idade, tempo de experiência na profissão, porte de organização em que atua, entre outros.
“Esperamos propostas de alta qualidade, que contribuam com o aprimoramento profissional e com o desenvolvimento das organizações na captação de recursos”, afirma Camila. Cada palestra terá duração de 50 minutos e entre 50 e 100 participantes.
Você também pode baixar em Word as perguntas, caso queira conhecer e preencher antes de enviar no link acima. Para isso, clique aqui.