Começamos a primeira parte do Festival ABCR 2022 a todo vapor. Durante a manhã de segunda-feira (27), mais de 500 pessoas passaram pelo Centro de Convenções Freio Caneca, viram, ouviram e aprenderam com nossos palestrantes. A programação iniciou com a palestra Conjuntura, Retomada pós pandemia, Terceiro Setor, com Ana Carolina Matarazzo, do Movimento Bem Maior, Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora e Márcia Kalwon, presidente da ABCR.
Mestre de cerimônias do Festival, o diretor-executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, destacou que são os profissionais da captação e da mobilização de recursos que estão na ponta “para fazer a diferença nas instituições, mudando vidas, construindo um Brasil melhor”. Também agradeceu aos associados, mantenedores e patrocinadores. Já a presidente do Comitê Científica do Festival ABCR 2022, Camila Figueiredo, lembrou que o comitê é formado por associados voluntários que fizeram um trabalho coletivo de meses, avaliando com energia e cuidado cada proposta recebida.
Palestras e plenária
No eixo comunicação, uma das palestras do primeiro dia de Festival ABCR foi “A Escrita Criativa que Gera Resultados”, com Francisco Franco (Captação Para Dinossauros). Nela, foi possível ver a importância de sair do lugar comum e de buscar alternativas mais originais para atrair a atenção do público. “Quando falamos em estratégia, é preciso pensar no percurso pelo qual as pessoas se conectam, quais meios e linguagens elas utilizam. São poucas as pessoas que conseguem furar as bolhas e transmitir mensagens de impacto”, disse Franco.
Realizamos também o debate “A importância da doação para impacto social: um olhar global”, com Camila Figueiredo (ABCR), Cássio França (GIFE), Derek Mulhern (AFP), Greta Salvini (Latimpacto) e Heather Hill (Chapel & York). No período da tarde, também aconteceu o lançamento do livro Inovação Social em Tempos de Soluções de Mercado, escrito por Fábio Deboni.
A última plenária do dia foi “Priorizando diversidade e inclusão nas abordagens de comunicação e captação de recursos de MSF-Brasil”, com Leanne Neale e Maíra Oliveira (Médicos Sem Fronteiras Brasil). Especialista em Diversidade e Inclusão Racial do MST, Maíra Oliveira explicou como a organização se preparou para priorizar a diversidade, por meio do desenvolvimento de um programa , realização de ações transversais e de um censo de diversidade.
“Nossa transformação cultural foi o entendimento de que a diversidade faz parte do dia a dia e é uma responsabilidade coletiva. Temos trabalhado fortemente para quebrar o imaginário social de que o MSF só tem médicos e outras pessoas brancas”, declarou Maíra. Para encerrar o dia em grande estilo, fizemos um happy hour leve e descontraído no Pergamon Hotel.
O Festival ABCR
O Festival ABCR 2022 conta com o patrocínio da Ambev – VOA, Santander, Doare, Trackmob, Criando Desenvolvimento Institucional, Pinheiro Carrenho e Chapel & York. É o principal espaço de formação, troca de experiências e contatos para quem atua com captação de recursos no Terceiro Setor. A primeira edição foi em 2009, na PUC-SP, com outras edições pelo país a partir de então, sempre em São Paulo desde 2015. Sua promotora é a ABCR, que foi fundada em 1999 para atuar pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da área de captação de recursos das organizações da sociedade civil.