Dificuldades e aspectos técnicos de editais estiveram entre os assuntos comentados
O Núcleo ABCR do Distrito Federal promoveu um evento para debater a captação de recursos públicos e apresentar o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA). O evento contou com a presença de João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR, Suzana Librelotto, diretora de seleção de editais do FAC e Francisco Corrêa, membro do Conselho Distrital do CDCA. A mediação foi de Tatiana Corrêa, coordenadora da ABCR do Distrito Federal.
A coordenadora da ABCR destacou a importância da sustentabilidade financeira das organizações da sociedade civil e como o terceiro setor é um mercado promissor. Suzana e Francisco comentaram aspectos técnicos dos editais do FAC e do CDCA e as principais dificuldades encontradas pelas organizações para a captação de recursos públicos.
“Um bom projeto demanda a leitura minuciosa, a compreensão do edital. As letras miúdas, as leis às quais o edital precisa se submeter precisam ser lidas, compreendidas, bem interpretadas. Não existe um bom projeto se não houver uma leitura extensa do edital. O projeto que alcança aprovação é aquele que tem foco, que sabe o que quer e onde quer chegar”, explicou Suzana.
“Uma dificuldade são as boas propostas que, muitas vezes, não têm um bom projeto, não falam a linguagem do edital e existem as regras também. Outra dificuldade é o tempo, a burocracia e as instituições perdem até os objetos de que precisavam”, acrescentou Francisco.
João Paulo Vergueiro comentou como a administração pública é uma das maiores financiadoras do setor social no mundo e isso não é uma exceção no Brasil. Nos Estados Unidos, a segunda maior fonte de receita das ONGs é o governo norte-americano. “O recurso público é ,geralmente, carimbado: vai para um projeto ou para uma rubrica pré-determinada e que a gente tem que cumprir. Não é um recurso livre que a organização investe nela mesma, para o desenvolvimento da sua capacidade. Geralmente, quando trabalhamos com fundos, estamos trabalhando com projetos que demandam planejamento e não apenas pensar no início dele, mas também no fim. Deve ser um recurso que alavanque o trabalho da organização, mas que não seja um meio de sustentá-la para que ela possa desenvolver sua atividade. Não podemos querer que uma organização da sociedade civil fique dependente de apenas uma fonte de financiamento, principalmente se for de um recurso público”.
Segundo o diretor executivo da ABCR, as organizações precisam diversificar as fontes de recursos e o planejamento é crucial para isso, especialmente na captação de recursos públicos para realizar uma análise de risco e para entender as possibilidades do que pode ocorrer, já que o recurso público demanda mais atenção e cuidado por parte da instituição. Nesse contexto, o planejamento estratégico se torna um instrumento vital.
“No mundo ideal, nossas organizações teriam sido criadas já pensando em como seriam financeiramente independentes. Somos instituições privadas e uma instituição privada tem que pensar na receita também, não é só no atendimento, na causa ou na missão. Não conseguiremos fazer diferença na vida das pessoas se amanhã tivermos que fechar ou reduzir a atividade porque não pensamos em ser financeiramente sustentáveis. Na sua origem, as organizações teriam construído um planejamento sobre como seriam financiadas. Na prática, a gente começa a fazer o trabalho social e depois pensamos em como se virar para se financiar. Toda e qualquer organização tem que ter receita e pensar nela de forma estratégica de forma contínua. A área de captação de recursos é a área que, por excelência, pensa na receita das organizações. Se não existe uma área de captação, se não tem estratégia e se depende de uma única fonte de receita, comece a pensar em como diversificar isso. Ninguém precisa começar grande”, aconselhou.
Vergueiro destacou, ainda, a importância de investir na área de captação de recursos, em um site bem estruturado, no setor de comunicação, em um sistema para receber doações on-line, em um material de captação visualmente bonito, no material de transparência e na manutenção das redes sociais para que as organizações mantenham suas atividades.
Se você não conseguiu acompanhar o encontro, pode assistir à gravação no canal da ABCR no Youtube: