O ano de 2022 está chegando ao fim e a ABCR só tem motivos para comemorar. Tivemos 12 meses intensos de mobilização pela cultura de doação e o fortalecimento do Terceiro Setor no país. Em março, lançamos o Monitor das Doações com foco em grandes doações de pessoas físicas e jurídicas para acompanhar o tamanho da generosidade no Brasil, e promover ainda mais solidariedade.
A nova versão do Monitor, em continuidade à versão anterior mantida durante o momento mais grave da Covid-19, tem apoio do GIFE e é atualizada diariamente, com notícias publicadas no Brasil de todas as doações com valor igual ou superior a R$ 3 mil. Em outubro, o Monitor das Doações contabilizou mais de R$ 1 bilhão em doações anunciadas em 2022, por 331 doadores diferentes, dos quais 207 doadores individuais, 93 doadores corporativos e 23 instituições sem fins lucrativos, dentre outros.
O Festival ABCR 2022 – Diálogos para Retomada, realizado entre 27 e 28 de junho, consolidou o retorno ao formato presencial e registrou mais de 500 participantes de todas as regiões do país. Na 14ª edição, o evento teve 69 sessões divididas em oito trilhas de formação: Gestão e Captação de Recursos; O papel do Captador; Inovação e Redes de Captação; Comunicação e Engajamento; Ferramentas e Fontes de Captação de Recursos
Além das palestras, aconteceram mentorias individuais e lançamento de livro. Foram mais de 30 parceiros e apoiadores do evento, que teve patrocínio da Ambev Voa (Ouro); Doare, Santander e Trackmob (Prata); AGO Social, Chapel & York, Criando e Pinheiro Carrenho (Bronze), além dos associados mantenedores da ABCR: Trackmob, Movimento Bem Maior e Fundação Tide Setubal.
Com o intuito de disseminar conhecimentos sobre comunicação no Terceiro Setor e alavancar a captação de recursos para causas, a ABCR), a Escola Aberta do Terceiro Setor e a Rede Filantropia realizaram uma parceria inédita para promover, de maneira gratuita, a edição 2022 do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos, entre os dias 9 e 11 de novembro, com mais de 3 mil participantes.
O evento, realizado virtualmente, foi o maior sobre essas temáticas já realizado no país, oferecendo mais de 30 sessões em transmissão ao vivo, com palestrantes voluntários e a participação de parceiros, além de uma plenária com as três instituições refletindo sobre a importância da gestão profissional das organizações e do desenvolvimento das áreas de comunicação e captação.
Com o intuito de conhecer a opinião e as experiências das organizações da sociedade civil, a ABCR lançou a primeira pesquisa sobre o sistema financeiro brasileiro, para entender e avaliar as percepções das organizações em relação aos bancos. A pesquisa foi uma iniciativa do programa de advocacy da ABCR, que também faz parte da Coalizão de OSCs pelo GAFI (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo).
Mais de 100 organizações participaram do estudo, respondendo a um questionário virtual com 36 perguntas descritivas e de múltipla escolha, sobre as experiências recentes com os bancos, incluindo temas como as principais dificuldades e inovações, empréstimos, cartão de débito e crédito, PIX e possíveis golpes, cobranças indevidas, doações internacionais, formas de receber doações e instituições de pagamentos.
O resultado foi compartilhado em novembro, durante o evento “Organizações, Bancos e GAFI”, que também debateu o impacto das recomendações do Grupo de Ação Financeira Internacional contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo – GAFI na sociedade civil brasileira.
29 de novembro aconteceu a grande mobilização mundial em celebração à generosidade. A campanha, que no Brasil é liderada pela ABCR, engajou mais de 2 milhões de pessoas para impulsionar organizações sociais em todo país. Neste ano, contou com parceria de comunicação do Instituto MOL e patrocínio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luiz Egydio Setúbal e o Morro do Conselho.
Nesta edição, abrimos edital com um incentivo de R$ 500, para a criação de 40 campanhas comunitárias e coalizões, o que representa o dobro de ações apoiadas em 2021. Outra novidade foi o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Foram mais de 70 campanhas comunitárias, divulgações nas redes sociais, incluindo de Casimiro, e quase 700 notícias publicadas em veículos de imprensa.
Em 2023, continuaremos em direção ao objetivo de estabelecer uma ampla rede nacional, fortalecendo os laços entre os profissionais que atuam em captação de recursos e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão. Se você ainda não é associado(a), clique aqui e saiba como.