O que motiva as pessoas a doarem para a sua causa? Ou melhor: o que faz com que elas continuem doando? Se você não sabe responder a essas perguntas, precisa dar um jeito nisso. Pesquisas com doadores são fundamentais para identificar hábitos, motivações de quem está apoiando, além de encontrar lacunas.
Isso não é novidade. Em artigo publicado em 2013 para o NonProfit Pro, o especialista em gestão do terceiro setor e fundador do Lighthouse Counsel, Jeff Jowdy afirma: “é importante que você tenha políticas de reconhecimento e relacionamento com doadores para que eles saibam que são valorizados. A melhor maneira de garantir que os doadores sejam apreciados é muito simples: reserve um tempo para ouvi-los”.
Quando se trata de uma perspectiva macro do cenário de doação, já temos boas referências, com destaque para a pesquisa Doação Brasil, coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e realizada pelo instituto de pesquisas Ipsos. A edição 2020, por exemplo, mostrou que a maioria das pessoas que doam são mulheres, têm, em média, 42 anos e renda familiar superior a quatro salários mínimos.
E para saber a fundo o que pensa a pessoa que doa diretamente para a sua instituição? Fazer pesquisas com seus doadores é uma forma poderosa de manter a conexão e adaptar processos. Além disso, você mostra que se importa com o que seus doadores pensam e que sabe o quanto eles são importantes.
Criando uma pesquisa de feedback com doadores
Antes de abordar sua base de doadores, tenha em mente o que você quer saber e como essa informação será utilizada. Serve para criar um novo manual de captação com indivíduos? Serve para identificar os melhores canais de comunicação com eles? Entender como eles enxergam a instituição? Responder a essas perguntas ajudará você a decidir quais perguntas fazer.
Exemplos de perguntas que você pode fazer
Por que você doa para a nossa organização?
Você pode ter uma ideia, mas sabe quais são variações na opinião das pessoas? Sabe se a percepção mudou do início do relacionamento até hoje? Provavelmente não existe uma única razão e saber quais são, pelo menos, as três mais citadas te ajuda a entender o que está dando certo e saber chamar a atenção dos doadores quando precisar mais deles.
Como você prefere doar?
Saber quais são os métodos favoritos para doar permite que a organização se adapte. Muitas vezes doadores e doadoras começam por um meio, mas percebem que existem opções melhores para a realidade de cada um: PIX, cartão de crédito ou débito, dinheiro, boleto, entre outras. Na era digital, é importante pensar também em quem ainda não se adaptou às novas tecnologias e prefere fazer doações em formatos mais tradicionais. Mostre que a organização está aberta às preferências destas pessoas.
- O quanto você sente que sua doação impacta nossas ações?
Pessoas doadoras precisam sentir que estão fazendo a diferença, que a doação delas tem consequência positiva direta em um ou mais projetos executados. Aqui você terá um termômetro sobre o relacionamento que tem mantido com elas, afinal, se a pessoa que faz doação não tem ideia do que é feito com o dinheiro dela, está faltando transparência na organização. Uma boa forma de fazer essa pergunta é pedindo uma nota de zero a dez, em que zero significa “não faço ideia do impacto que minha doação gera” e dez significa “tenho total certeza do impacto que minha doação gera.
- Como você prefere receber agradecimentos pelas doações?
Com esta pergunta, você mostra que valoriza o apoio e se atualiza sobre os melhores canais para entrar em contato com quem faz doações. Vale indicar algumas opções como e-mail, telefonema, carta impressa, mensagem em mídias sociais ou até dar à pessoa a possibilidade de indicar se prefere não receber agradecimentos.
- O que te motiva a continuar doando?
Esta certamente é uma informação valiosa. Ao compreender as diferentes motivações que mantêm as doações recorrentes, a organização também entende o que inspira as pessoas que doam, o que elas entendem como diferenciais da instituição e como enxergam a cultura de doação.
Você tem alguma dúvida sobre nossa organização?
Deixe a porta aberta para que seus doadores possam tirar dúvidas e aprender mais sobre o impacto que a organização está gerando. A partir das dúvidas é possível perceber falhas na comunicação ou até se antecipar ao que futuramente possa ser uma crítica ou até mesmo crise.
Plataformas para fazer pesquisas
Existem várias ferramentas on-line que permitem produzir e enviar questionários. Listamos cinco opções:
Google Forms – Permite criar formulários personalizados para pesquisas e questionários gratuitamente. Os resultados ficam disponíveis em uma planilha, o que facilita a filtragem das informações.
QuestionPro – Com opções de plano gratuito e pacotes pagos, o QuestionPro é uma plataforma de pesquisas que oferece suporte para as pessoas usuárias com modelos de pesquisas prontas. Para pesquisas de organizações sociais, há um template que pode ser utilizado com dicas de perguntas.
SurveyMonkey – Bastante popular, essa plataforma é simples e prática. Permite criar pesquisas, testes e enquetes, além do download dos resultados ou integração com planilhas Google. Também possui modelos de pesquisas e sugestões de perguntas. Neste link há um modelo para obter feedback de doadores.
Survio – Também possui modelos de pesquisas (inclusive sobre doações) que podem ser duplicados e personalizados com as informações que a organização deseja obter. As pesquisas também podem ser adaptadas para smartphones. Na opção gratuita só permite obter 100 respostas por mês.
Membros ABCR têm acesso exclusivo a discussões para tirar dúvidas e se atualizar sobre gestão do terceiro setor e cultura de doação. Saiba como se associar e conheça outros benefícios.