Como os doadores sabem que o dinheiro que doam está gerando impacto? Como a comunidade entende o que a sua organização faz? É aqui que entra um bom relatório de impacto, documento que mostra o resultado de sua intervenção ao longo de um período específico e os aprendizados obtidos ao longo do caminho. Quando o relatório é bem escrito e transparente, traz evidências do impacto, ajuda a organização a refinar suas estratégias e torna-se um ótimo instrumento para captação de recursos.
O impacto social está relacionado à mudança proporcionada por uma organização, programa ou iniciativa no bem-estar de indivíduos ou comunidades, podendo refletir-se em impactos econômicos, sociais e ambientais. O relatório de impacto deve ser fruto do processo de avaliação de impacto e, geralmente, é dividido em três partes: resumo executivo (resumo das principais conclusões e recomendações), introdução (descrição da avaliação, métodos utilizados e seu objetivo) e discussão (apresentação do que foi realizado e os resultados objetivos).
Para ajudar na produção do seu relatório de impacto, listamos cinco itens que não podem faltar:
Agradecimento
Pense no relatório como uma carta de agradecimento que você está enviando aos seus apoiadores. Agradeça a todos que fizeram parte dos resultados. Se possível, inclua o logotipo de instituições parceiras e investidoras.
Atividades realizadas
Explique com clareza as atividades que foram realizadas no período, qual foi objetivo delas, quantas pessoas foram atingidas direta e indiretamente; apresente dados. Por exemplo: se vai relatar um evento, indique qual foi o tema discutido, onde foi realizado, porque ele foi realizado e quantas pessoas participaram. Não se esqueça de colocar fotos. Inclua uma análise sobre os resultados alcançados com o evento: mudanças observadas, como os participantes avaliaram, entre outros indicadores que ajudem a mostrar a relevância da atividade.
Finanças
Descreva os investimentos necessários para execução dos projetos e mostre a relevância das doações para os resultados alcançados. Algumas instituições adotam a ferramenta SROI para mensurar esses resultados e traduzi-los para termos monetários claros e simples.
De acordo com Guia para Retorno Social do Investimento, publicado pelo Charities Aid Foundation e pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), os benefícios do SROI são a possibilidade de construir uma compreensão real de como as intervenções influenciam a mudança; a valorização financeira do impacto e a tradução dos resultados para termos monetários, que possibilita evidências concretas do verdadeiro valor das organizações. Vale a pena conferir o guia na íntegra, disponível para download.
Aprendizados
Fale sobre os desafios que enfrentou, como eles foram superados e o que a organização aprendeu com eles. Isso mostra que a iniciativa está envolvida com um processo de reflexão e melhorias constantes para garantir que os resultados sejam alcançados.
Imagens
Um relatório de impacto sem imagens é um documento “frio”, que não gera conexão e pode até desestimular a leitura. Fotos também ajudam a evidenciar o impacto, a sair da teoria para aproximar o leitor das atividades práticas. Gera empatia e também ajuda a contar histórias inspiradoras.
Siga as dicas e crie um relatório de impacto incrível para se conectar melhor com seus apoiadores, engajar pessoas voluntárias e aumentar o interesse de novos doadores e doadoras. Para saber mais sobre como fomentar a cultura de doação, clique aqui.