A área de captação e mobilização de recursos é dinâmica e demanda diferentes habilidades, entre elas, a gestão do tempo. Administrar a carteira de parceiros da instituição e prospectar novos, desenvolver campanhas, participar de reuniões e elaborar relatórios periódicos são apenas algumas das atividades comuns na profissão e a melhor forma de executá-las é adotar boas práticas de administração.
O uso de aplicativos para organizar o tempo pode ajudar a organizar, acompanhar e concluir todas as coisas que precisam ser feitas dentro da disponibilidade de cada profissional ao longo do dia. Por isso, listamos três sugestões de ferramentas que podem ser usadas para simplificar a rotina na captação de recursos. Confira:
Focado em gestão de projetos e tarefas, o app Asana organiza o trabalho para que gestores/gestoras e equipes saibam priorizar o que fazer. Com ele, é possível acessar atualizações de status em tempo real, gerar relatórios, planejar campanhas e acompanhar um cronograma de atividades para manter controle do status de cada uma delas.
Um destaque do Asana é que ele tem integração com mais de 100 ferramentas, entre elas: Microsoft Teams, Gmail, Google Drive, Canva, Youtube e Mailchimp.
Em versões paga e gratuita, o Asana está disponível para Android, IOS e Windows.
Este aplicativo combina um contador pomodoro com um gerenciador de tarefas para que você mantenha o foco no trabalho. A técnica Pomodoro é um método que divide as atividades em sessões de 25 minutos com intervalos de 5 minutos entre elas. Cada sessão de estudo é chamada de um pomodoro e depois de completar quatro pomodoros, você faz uma pausa mais longa de 15 a 20 minutos antes de recomeçar.
No Focus To-Do, é possível adicionar e organizar tarefas em listas, iniciar o contador e focar no trabalho e no estudo. Ele tem as funções de definir lembretes, prioridades e adicionar notas. Ao final, é possível verificar o tempo gasto em cada tarefa e projeto.
Disponível para Android e IOS.
O Trello oferece uma perspectiva de todos os seus projetos. Permite criar quadros para organizar tarefas individuais ou em equipe, personalizar fluxos de trabalho para projetos diferentes, adicionar checklists, anexar arquivos do Google Drive e do Dropbox e acessá-los offline.
O conceito do Trello está ligado ao Kanban, um método que se baseia na ideia de que o progresso das tarefas é mais compreensível quando é apresentado visualmente, em vez de listas e documentos.
Também está disponível para Android, IOS e Windows.
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas.