Já parou para pensar que os conteúdos que você posta no site da sua organização podem estar desconsiderando uma parcela dos brasileiros? Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, quase 7 milhões de brasileiros têm deficiência visual, ou seja, têm grande dificuldade ou não conseguem enxergar. No total, são 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência entre as que foram pesquisadas: visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores; e mental ou intelectual.
Boa parte dessa população não consegue consumir conteúdos da internet porque muitos sites e ferramentas são desenvolvidos com barreiras de acessibilidade, por exemplo, textos que não têm versão em áudio para quem não enxerga, opção de aumentar a fonte do texto para quem tem baixa visão ou vídeos sem interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras), atendendo o público que tem deficiência auditiva. Tornar o ambiente online um lugar acessível beneficia toda a sociedade.
A World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da internet no mundo, formada por organizações e grupos interessados no tema. A W3C criou o guia Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, documento que contém recomendações para tornar o conteúdo acessível a um maior número de pessoas com deficiências como cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, limitações de movimentos e fotossensibilidade.
Em 2015, foi sancionada no Brasil a Lei 13.146, que tornou obrigatória a acessibilidade em sites de empresas com sede ou representação comercial no país e nos órgãos de governo, conforme as práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente. Organizações da Sociedade Civil (OSCs) não são citadas na lei, mas também devem se adequar, afinal, a atuação em prol de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável também passa pela inclusão.
Idioma da página
O site deve estar disponível, primeiramente, em português
Conteúdo fácil de encontrar
Organize seu site de uma forma que botões e links de páginas estejam organizados e facilmente acessíveis.
Tamanho e alinhamento do texto
Use fontes maiores e ofereça ao usuário a opção de aumentar ou diminuir o tamanho das letras. Em blocos de texto, dê preferência pelo alinhamento à esquerda. O modelo justificado gera mais dificuldade na leitura por causa dos espaçamentos entre as palavras.
Vídeos gravados e ao vivo
Vídeos gravados precisam ter legenda e tradução para Libras. Apesar de nem toda plataforma incluir a opção de legendagem simultânea, o ideal é que as transmissões ao vivo incluam audiodescrição e intérprete de Libras.
Contraste de cor
A cor do site e seus elementos não é uma escolha meramente estética. A compreensão de textos e imagens fica mais fácil quando há contraste entre as cores utilizadas. Por exemplo: cores muito claras em fundo branco podem desaparecer. Além do mais, é importante lembrar que nem todas as pessoas percebem a cor da mesma maneira.
Texto alternativo
Fotos, desenhos e outros elementos gráficos devem ter um texto alternativo para que pessoas que usam leitor de tela ouçam uma descrição do que tem na imagem. Plataformas utilizadas para criar o site, como WordPress e Wix, oferecem a opção de incluir texto alternativo (alt texto) nas imagens. O Centro Tecnológico de Acessibilidade do Instituto Federal do Rio Grande do Sul criou um guia de boas práticas para descrição de imagens.
Ferramentas úteis para acessibilidade em sites
Contrast Checker: Tem dúvidas sobre quais cores utilizar na tela e no texto que será usado em cima dela? Nesta ferramenta gratuita, você pode fazer quantos testes quiser e saber se o contraste de cores está de acordo com as diretrizes da W3C. Não basta apenas ser fundo claro e texto escuro. Em caso de pessoas daltônicas, por exemplo, algumas cores não são percebidas por pessoas daltônicas. Quanto maior sua pontuação no teste, mais acessível será o contraste de cores. www. contrastchecker.com/
Colorblind Web Page Filter: Saiba como seu site é visto por pessoas que têm algum tipo de daltonismo. Basta inserir a url para que o Colorblind faça uma simulação e mostre como o site será visualizado por quem tem incapacidade de diferenciar certas cores.
Hand Talk: Janela de acessibilidade que realiza a tradução de textos em português e imagens para Língua Brasileira de Sinais. Basta selecionar o conteúdo com o mouse para que um dos intérpretes virtuais – Hugo e Maya – comece a traduzir. É possível escolher as cores, velocidade e posição do guia.
Audima: Simples e prático, o Audima converte textos em áudio. É uma ferramenta útil não só para pessoas com deficiência visual, como para quem tem vista cansada, não é alfabetizado ou, simplesmente, prefere conteúdos sonoros.
One Click Accessibility: Essa ferramenta para sites criados em WordPress tem recursos que ajudam a configurar a página para um modelo mais acessível, por exemplo, redimensionar a fonte, sublinhar links e usar fundo claro. Outros plugins, como Accessibility by UserWay,
Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre estratégias de gestão de OSCs e captação, acompanhe o blog da ABCR. Para receber nossas atualizações por e-mail, assine o nosso boletim.