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Como fazer análise de sentimento com ChatGPT e melhorar o relacionamento com doadores

Abrir espaço para escutar o que doadores, voluntários e outros apoiadores têm a dizer sobre a organização é fundamental para criar um relacionamento mais próximo e aberto, mas o que você faz com os depoimentos que recebe, principalmente os negativos? Durante o Fundraising Online 2024, evento de captação realizado pela Resource Alliance, parceira da ABCR, o estrategista sênior da Sukup Strategic Solutions, Josh Hirsch, mostrou como usar a Inteligência Artificial (AI) para fazer análise de sentimento e mudar a maneira como as organizações interagem com seus doadores.

A análise de sentimento, como Hirsch explicou, é a chave para desvendar os sentimentos subjacentes aos depoimentos e feedbacks dos doadores. Identificar os aspectos negativos, neutros e positivos do sentimento dos doadores pode ajudar a criar estratégias mais eficazes de engajamento e retenção.

Benefícios da análise de sentimento baseada em IA

A IA tem revolucionado a maneira como as organizações processam dados qualitativos. A tecnologia pode analisar rapidamente centenas de depoimentos, fornecendo resultados em questão de minutos. Isso permite que as organizações adaptem suas comunicações, identifiquem tendências e tomem decisões informadas de maneira mais rápida e com menos recursos.

Demonstrando o processo em tempo real, Hirsch mostrou aos participantes de sua palestra como usar a versão gratuita do ChatGPT para fazer análise de sentimento e criar ações para transformar emoções negativas em neutras ou positivas. Ele reuniu 30 depoimentos de associados de um abrigo para animais e pediu para a ferramenta de IA criar uma coluna para o depoimento, uma coluna para o respondente, uma coluna para identificar as palavras-chave do sentimento, uma coluna para identificar o sentimento expresso no depoimento, seja negativo, neutro ou positivo, e, por fim, uma coluna para o raciocínio que a AI seguiu ao fazer a classificação de cada depoimento.

Exemplo:

DepoimentoRespondentePalavras-Chave de SentimentoSentimentoRaciocínio
“Doei dinheiro, mas nunca vi atualizações sobre seu uso.”Doador anônimoFalta de transparência, dúvidas sobre impactoNegativoFalta de transparência nas doações levanta dúvidas sobre o impacto no bem-estar animal.

“Ter essa coluna para raciocínio me permite ver e entender por que o próprio GPT pensa dessa forma. Isso me permite ter uma visão mais profunda. Mas, no exercício de hoje examinaremos especificamente os aspectos negativos para movê-los para neutros e positivos ao longo do tempo”, afirmou o palestrante. A análise dos depoimentos classificados como negativos revelou várias preocupações e desafios enfrentados pelo abrigo:

  1. Problemas de comunicação e transparência: Muitos depoimentos expressaram frustração com a falta de comunicação e transparência sobre o uso das doações.
  2. Preocupações com o bem-estar animal: Alguns depoimentos mencionaram a recepção de animais com problemas de saúde, sem divulgação prévia pelo abrigo.
  3. Desafios com voluntários: Houve relatos de voluntários se sentindo desvalorizados ou rejeitados.
  4. Processo de adoção: Alguns depoimentos expressaram insatisfação com aspectos do processo de adoção, como duração e burocracia.
  5. Localização e acessibilidade: Alguns depoimentos mencionaram dificuldades relacionadas à localização do abrigo, tornando-o de difícil acesso ou exigindo longas viagens.
  6. Bem-Estar dos funcionários: Observações foram feitas sobre a aparente sobrecarga dos funcionários, o que pode afetar a qualidade do serviço e a experiência dos voluntários.

Boletim: comunicação e transparência

Hirsch explicou no exercício que o objetivo era passar os sentimentos negativos para positivos ou neutros nos próximos seis meses e pediu um cronograma para o ChatGPT. O resultado foi o seguinte:

  • Mês 1: Lançamento de um site atualizado com navegação e conteúdo intuitivos.
  • Mês 2: Aumento da transparência e confiança por meio de comunicações regulares e atualizações financeiras.
  • Mês 3: Fortalecimento do envolvimento de doadores e voluntários por meio de mensagens personalizadas e oportunidades de participação.
  • Mês 4: Abordagem de preocupações específicas levantadas pelos associados para demonstrar responsabilidade e receptividade.
  • Mês 5: Expansão da comunicação para alcançar novos públicos e aumentar o impacto das iniciativas do abrigo.
  • Mês 6: Avaliação e otimização da comunicação e eficácia do engajamento, para garantir melhorias contínuas.

“Seguindo este plano de ação mensal, o abrigo pode implementar sistematicamente estratégias de comunicação direcionadas. Então, vamos nos aprofundar em uma pequena parte: vamos abordar o aumento da transparência no segundo mês”, disse Hirsch, que em seguida perguntou ao chat que tipo de conteúdo deveria ser incluído em um boletim enviado por e-mail aos associados. As sugestões recebidas incluíam apresentar documentos financeiros e torná-los acessíveis, reconhecer o trabalho de funcionários e voluntários, oferecer dicas sobre cuidados com animais e divulgar eventos e oportunidades para a comunidade se envolver.

Outra recomendação importante dada pela AI foi a de sempre deixar um chamado à ação, conhecido como “Call to Action” (CTA) no final de cada boletim, incentivando os leitores a agirem doando, oferecendo-se como voluntários, adotando animais ou divulgando o trabalho do abrigo. 

Hirsh pediu uma lista de CTAs com a fundamentação de cada um deles e o texto que deveria acompanhá-lo. Aqui estão alguns exemplos do que foi indicado pela AI:

  1. CTA Doe Agora: Apoie financeiramente as operações do abrigo para fornecer cuidados essenciais aos animais.
    • Raciocínio: A generosidade dos doadores sustenta o resgate, o cuidado e a reabilitação de animais necessitados.
    • Texto “Faça a diferença hoje. Doe agora para salvar vidas e proporcionar segundas chances aos animais desabrigados.”
  2. CTA Oportunidades de Voluntariado: Engaje-se ativamente no trabalho do abrigo doando seu tempo e talento.
    • Raciocínio: O envolvimento dos voluntários é essencial para o sucesso e o impacto das operações do abrigo.
    • Texto: “Junte-se a nós como voluntário e faça parte da mudança que quer ver no mundo.”
  3. CTA Adote um Animal de Estimação: Encontre um companheiro fiel e ajude a dar uma segunda chance a um animal necessitado.
    • Raciocínio: A adoção é uma maneira poderosa de salvar vidas e promover o bem-estar animal.
    • Texto: “Dê amor e um lar a um animal necessitado. Adote hoje e faça a diferença.”

Para encerrar o exercício, Hirsh pediu ao ChatGPT que oferecesse uma versão expandida de CTA com foco em doação. A primeira versão deveria apresentar um texto como se fosse escrito pelo abrigo e a segunda como fosse a partir da perspectiva de um cachorro Border Collie chamado Miles. Os resultados foram os seguintes:

A técnica pode ser aplicada para outros tipos de CTAs, sempre com foco em melhorar a imagem que a organização está passando e criar relacionamentos duradouros com seu público. Após colocar em prática as ações, a organização pode fazer uma nova pesquisa para saber se conseguiu mudar os sentimentos negativos para neutros ou positivos.  

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