Reflexões, dicas e exemplos para potencializar a sua ação
O Dia de Doar promoveu uma live sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) nas campanhas do Dia de Doar. Carol Farias, líder do Dia de Doar, mediou a conversa com Amanda Riesemberg, presidente da Nossa Causa e cofundadora BC Marketing e Andressa Trivelli, cofundadora da Rede Tekoha e do Canal Sabiar, que compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre como a IA pode transformar a rotina de quem está à frente de campanhas comunitárias.
Amanda afirmou que a inteligência artificial contribui positivamente para o desenvolvimento humano e deve ser aplicada estrategicamente, evitando utilizar dados sensíveis. “Todas as experiências que eu estou tendo com inteligência artificial são experiências positivas, só que são experiências também muito estratégicas. A gente aplica inteligência artificial com cuidado, considerando a questão dos dados. A gente não insere dados sensíveis nas ferramentas de inteligência artificial. Isso são normas, inclusive, que as próprias ferramentas nos trazem”.
Na opinião de Amanda, especialmente no setor social, a IA pode aliviar a sobrecarga de trabalho. “Mesmo que um trabalho possa ser automatizado, ele pode ter mais qualidade, mais sensibilidade, se tiver um olhar humano, um cuidado humano, e depende muito das prioridades de quem está gerenciando esse processo”.
Andressa acredita que a interação humana é essencial na utilização da IA, especialmente em setores sociais e ambientais, que carecem de recursos humanos e onde a IA pode aliviar a sobrecarga. No campo corporativo, a IA pode impactar empregos, mas também cria novas oportunidades. Além disso, lembrou que a IA não substitui a capacidade de afeto e cuidado humano.
Durante a live, várias ferramentas de IA foram mencionadas, destacando suas aplicações práticas para planejamento de campanhas e outras tarefas. Amanda explicou como utiliza a técnica “chain of thought prompting” (comando de cadeia de pensamento) para interagir com a inteligência artificial. A técnica envolve decompor um problema ou pergunta em etapas sequenciais e lógicas para a inteligência artificial, ajudando-a a processar e fornecer respostas mais precisas. Em vez de fazer uma pergunta complexa de uma só vez, o usuário faz perguntas menores e sequenciais, permitindo que a IA construa uma cadeia de pensamento para chegar à solução final.
Por exemplo: em vez de pedir a IA que escreva um post sobre o Dia de Doar, faça esse pedido em etapas:
Andressa destacou o uso da inteligência artificial para criar apresentações e campanhas de forma eficiente. Ela explicou: “Se você colocar no ChatGPT: ‘Preciso fazer uma apresentação amanhã, inserir esses dados para esse público-alvo, com esses conteúdos, e organizar em 15 slides, além de sugestões de imagens e tudo mais,’ o ChatGPT faz isso de forma bem bonitinha e impressionante.”
Ela demonstrou como usar o ChatGPT e o Gama para criar apresentações. Primeiro, pediu ao ChatGPT para gerar a estrutura de uma apresentação de 12 slides para solicitar doações a um supermercado local, e o ChatGPT rapidamente forneceu uma sugestão detalhada. Em seguida, transferiu esse conteúdo para o Gama, que automaticamente cria os slides com imagens e ícones.
Andressa enfatizou a praticidade e eficiência dessas ferramentas para elaborar apresentações de captação de recursos. Além disso, recomendou o uso do Blaze, outra ferramenta que cria campanhas de comunicação completas.
Além de toda a ajuda proporcionada pela inteligência artificial, o Dia de Doar oferece uma ampla variedade de materiais de apoio para campanhas de incentivo à doação. Entre os recursos disponíveis, encontram-se posts para redes sociais, apresentações, figurinhas e diversos outros elementos visuais que facilitam a personalização e a disseminação da cultura de doação. Esses materiais são projetados para ajudar as organizações a criarem campanhas envolventes e impactantes, garantindo que sua mensagem chegue ao maior número possível de pessoas.
Esses recursos são essenciais para estruturar e executar uma campanha eficaz, independentemente do tamanho da sua organização ou grupo. Acesse este link para baixar todos os materiais de apoio e começar a planejar sua campanha de doação hoje mesmo. O Dia de Doar 2024 vai acontecer em 03 de dezembro.
Para assistir à live completa, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=L5TrWe0j1NQ