Você já ouviu falar em pitch? O termo de origem inglesa refere-se a apresentações curtas, com duração de um a 20 minutos em média, de uma ideia, produto ou serviço que precisam de suporte financeiro. Essa variação permite que ele possa ser verbalizado rapidamente, como em uma conversa de elevador, por exemplo, ou apresentado com o apoio de slides. Independentemente do formato, é crucial ajustar o tempo disponibilizado aos objetivos da apresentação.
Muito comum no universo empresarial, o pitch precisa vender o serviço e atrair potenciais clientes e\ou investidores. Essa lógica também pode ser usada na captação de recursos em que, frequentemente, são necessárias apresentações para obter aporte financeiro. Os captadores possuem pouco tempo e precisam ser objetivos, rápidos e persuasivos para conseguirem resumir suas propostas e atrair doadores. Por isso, é cada vez mais necessário se preparar para desenvolver um bom pitch para apresentar as organizações da sociedade civil. Não existe uma fórmula de sucesso, mas o alinhamento de pontos fundamentais pode gerar bons resultados. Confira alguns deles:
Conheça a organização
Estude sobre a organização e sobre a causa para a qual pretende arrecadar recursos. Você tem cerca de 30 segundos para chamar a atenção da audiência. Números são importantes, mas esses dados devem ser apresentados de uma forma atraente, que conquiste os potenciais doadores. Preste atenção aos detalhes: é importante saber responder as questões que surgirem durante sua apresentação.
Conte uma história
A prática de narrar histórias envolventes existe desde os primórdios da humanidade e favorece as organizações da sociedade civil. Um enredo cativante é inspirador e mostra a paixão pela causa. Isso ajuda a criar uma conexão com os doadores, que podem se identificar com aquele conteúdo e sentir mais empatia pela causa. Em um artigo publicado no portal Third Sector, Craig Phillips – fundador do Social Club, rede de apoio a líderes de organizações sociais – ressalta que é essencial lembrar que as pessoas compram de pessoas e que a conexão humana é tudo no momento de um pitch.
Defina seu objetivo e mostre soluções
Um pitch possui uma janela de tempo curta para conquistar o público. É fundamental que a organização defina seu objetivo e rapidamente inclua as soluções criadas para promover a causa. Articule claramente como as atividades da organização contribuem para gerar impactos positivos na sociedade. Exponha fatos importantes que fortaleçam seu argumento. Destaque as conquistas, parcerias e histórias de sucesso.
Encontre seu diferencial
Existem muitos projetos sociais em busca de recursos. Explique por que você precisa deles. Para aumentar as chances de obter êxito na captação, conheça seu diferencial e não deixe de mostrar os pontos fortes aos possíveis doadores. Pense em responder questões como: “De que maneira a organização se distingue das outras que atuam no mesmo segmento?”, “Quais são os próximos passos e sua visão de futuro?”.
Treine
Ao concluir a apresentação, faça um teste e peça para que parceiros de trabalho deem um feedback. Desta forma, você saberá seus erros e acertos e se o pitch está atrativo para os possíveis doadores. Lembre-se de que um pitch pode ser atualizado e aproveite as oportunidades para adaptá-lo conforme a prática.
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