Ampliar a visibilidade de uma causa, captar recursos e engajar as pessoas em um movimento mundial que estimula a solidariedade. Esta é a proposta do Dia de Doar, inspirado no denominado #GivingTuesday (terça-feira da doação) e que ocorre anualmente no país com a liderança da ABCR. O Dia de Doar apresenta múltiplas possibilidades para organizações sociais e campanhas comunitárias e seus resultados poderão ser ainda melhores se forem divulgados na imprensa.
Quando a mídia publica as ações do Dia de Doar, isso gera uma exposição positiva e amplia o alcance das campanhas e do movimento. Quanto maior o número de pessoas conscientes sobre o Dia de Doar, maiores serão as chances de sucesso das ações. A imprensa também contribui para fortalecer a imagem das organizações da sociedade civil e da cultura de doação no país. Por isso, é importante que os envolvidos no movimento se preparem para saber trabalhar em conjunto com ela.
Mobilização
“Acho que é super importante a gente mobilizar e sensibilizar também os jornalistas nessa época. A imprensa já tem uma noção melhor da importância vital das ONGs, do Terceiro Setor como um todo e o quanto a ação é fundamental para as pessoas. Tivemos esse feedback quando começamos a falar do Monitor de Doações, primeiro os jornalistas ficavam surpresos e depois todo mundo queria falar sobre esse assunto”, afirma a assessora de imprensa Ana Lúcia Moretto.
Segundo ela, o Monitor de Doações abriu um caminho para as pessoas olharem para o Dia de Doar com mais cuidado e como uma ação fundamental. “O jornalista tem a capacidade de fazer essa informação se espalhar não só para os leitores, ouvintes, para quem está assistindo a TV, vendo sites ou blogs, mas também para outros jornalistas. Temos todas as ferramentas hoje para chamar a atenção do público em geral e da imprensa em particular para o Dia de Doar”, completa.
Pense no conteúdo
Antes de procurar a imprensa para veicular a ação realizada no Dia de Doar, as equipes das campanhas devem planejar o conteúdo que será divulgado e a maneira como farão isso. O site do Dia de Doar disponibiliza um modelo de release gratuito que pode ser adaptado conforme as particularidades de cada iniciativa.
O material contém um panorama sobre o movimento e serve como um ponto de partida para as campanhas fornecerem informações sobre sua causa, que ações farão no período e inserirem uma declaração de um porta-voz. “A partir desse release, você pode fazer uma notinha e mandar para os jornalistas contando que vai ter o Dia de Doar, o que vocês estão programando para já começar a chamar a atenção”, observa Ana.
Além de preparar o material que será distribuído para a imprensa, é importante pensar em um porta-voz que pode ser entrevistado pelos repórteres e elaborar o conteúdo das redes sociais para as pessoas conseguirem saber mais sobre a ação. Deixar tudo preparado para a data evita que as campanhas cheguem na semana do Dia de Doar sem saber lidar com as demandas que surgirem.
Faça um cronograma de atividades e mapeie os veículos da imprensa
Com os materiais de comunicação em mãos, o próximo passo é listar os veículos da imprensa que serão procurados para a divulgação. Quando os canais forem definidos, é necessário encontrar os contatos das redações e colocar os seguintes dados: Nome, veículo, e-mail e telefone. A sugestão de Ana é que as organizações procurem dentro das redações as pessoas responsáveis pelas editorias Geral, Cotidiano e Eventos e também busquem blogs e mídias especializadas no Terceiro Setor.
A organização dessas informações criará um documento chamado mailing, que nada mais é do uma agenda de contatos, que será relevante não só para divulgar o Dia de Doar, mas outras ações e eventos à medida que ocorre um contato recorrente com a imprensa e esse relacionamento se consolida.
Envie o material com antecedência e faça um acompanhamento
Envie um e-mail com as informações sobre o que será feito no Dia de Doar com cerca de 10 dias de antecedência, pois assim os jornalistas conseguem acessar os dados sem pressa e planejar a cobertura. Não se esqueça de colocar um título atraente no e-mail para despertar a atenção das redações.
O relacionamento com a imprensa é construído ao longo do tempo, é possível enviar o release com links que direcionam para o site do Dia de Doar ou da campanha. Se já houve participação no Dia de Doar em anos anteriores, pode inserir também parte do material que foi divulgado. O ideal é conversar com a imprensa de maneira mais recorrente, independentemente do Dia de Doar, pois essa relação não é construída em apenas um mês. Na semana anterior à data, é interessante contatar as redações e perguntar se receberam o release, se têm interesse no tema ou se precisam de alguma informação.
Reúna as matérias veiculadas
Após estabelecer contato com os jornalistas, reúna tudo o que foi publicado sobre a campanha. Há algumas formas de facilitar esse trabalho como fazer buscas na internet, criar um alerta Google com palavras-chave do release, acessar os sites das mídias procuradas e conversar diretamente com os repórteres para solicitar as matérias.
Ana recomenda organizar os textos, vídeos ou áudios sobre as ações e inseri-los no site da campanha e em um portfólio que poderá ser acessado pela imprensa nos anos seguintes.
As dicas de Ana foram compartilhadas no Youtube do Dia de Doar
Além de um modelo de release, o site do Dia de Doar disponibiliza outros materiais gratuitos para amplificar o alcance das ações. Clique aqui para acessá-los
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas