Ampliar a visibilidade de uma causa, captar recursos e engajar as pessoas em um movimento mundial que estimula a solidariedade. Esta é a proposta do Dia de Doar, inspirado no denominado #GivingTuesday (terça-feira da doação) e que ocorre anualmente no país com a liderança da ABCR. O Dia de Doar apresenta múltiplas possibilidades para organizações sociais e campanhas comunitárias e seus resultados poderão ser ainda melhores se forem divulgados na imprensa.
Quando a mídia publica as ações do Dia de Doar, isso gera uma exposição positiva e amplia o alcance das campanhas e do movimento. Quanto maior o número de pessoas conscientes sobre o Dia de Doar, maiores serão as chances de sucesso das ações. A imprensa também contribui para fortalecer a imagem das organizações da sociedade civil e da cultura de doação no país. Por isso, é importante que os envolvidos no movimento se preparem para saber trabalhar em conjunto com ela.
“Acho que é super importante a gente mobilizar e sensibilizar também os jornalistas nessa época. A imprensa já tem uma noção melhor da importância vital das ONGs, do Terceiro Setor como um todo e o quanto a ação é fundamental para as pessoas. Tivemos esse feedback quando começamos a falar do Monitor de Doações, primeiro os jornalistas ficavam surpresos e depois todo mundo queria falar sobre esse assunto”, afirma a assessora de imprensa Ana Lúcia Moretto.
Segundo ela, o Monitor de Doações abriu um caminho para as pessoas olharem para o Dia de Doar com mais cuidado e como uma ação fundamental. “O jornalista tem a capacidade de fazer essa informação se espalhar não só para os leitores, ouvintes, para quem está assistindo a TV, vendo sites ou blogs, mas também para outros jornalistas. Temos todas as ferramentas hoje para chamar a atenção do público em geral e da imprensa em particular para o Dia de Doar”, completa.
Antes de procurar a imprensa para veicular a ação realizada no Dia de Doar, as equipes das campanhas devem planejar o conteúdo que será divulgado e a maneira como farão isso. O site do Dia de Doar disponibiliza um modelo de release gratuito que pode ser adaptado conforme as particularidades de cada iniciativa.
O material contém um panorama sobre o movimento e serve como um ponto de partida para as campanhas fornecerem informações sobre sua causa, que ações farão no período e inserirem uma declaração de um porta-voz. “A partir desse release, você pode fazer uma notinha e mandar para os jornalistas contando que vai ter o Dia de Doar, o que vocês estão programando para já começar a chamar a atenção”, observa Ana.
Além de preparar o material que será distribuído para a imprensa, é importante pensar em um porta-voz que pode ser entrevistado pelos repórteres e elaborar o conteúdo das redes sociais para as pessoas conseguirem saber mais sobre a ação. Deixar tudo preparado para a data evita que as campanhas cheguem na semana do Dia de Doar sem saber lidar com as demandas que surgirem.
Com os materiais de comunicação em mãos, o próximo passo é listar os veículos da imprensa que serão procurados para a divulgação. Quando os canais forem definidos, é necessário encontrar os contatos das redações e colocar os seguintes dados: Nome, veículo, e-mail e telefone. A sugestão de Ana é que as organizações procurem dentro das redações as pessoas responsáveis pelas editorias Geral, Cotidiano e Eventos e também busquem blogs e mídias especializadas no Terceiro Setor.
A organização dessas informações criará um documento chamado mailing, que nada mais é do uma agenda de contatos, que será relevante não só para divulgar o Dia de Doar, mas outras ações e eventos à medida que ocorre um contato recorrente com a imprensa e esse relacionamento se consolida.
Envie um e-mail com as informações sobre o que será feito no Dia de Doar com cerca de 10 dias de antecedência, pois assim os jornalistas conseguem acessar os dados sem pressa e planejar a cobertura. Não se esqueça de colocar um título atraente no e-mail para despertar a atenção das redações.
O relacionamento com a imprensa é construído ao longo do tempo, é possível enviar o release com links que direcionam para o site do Dia de Doar ou da campanha. Se já houve participação no Dia de Doar em anos anteriores, pode inserir também parte do material que foi divulgado. O ideal é conversar com a imprensa de maneira mais recorrente, independentemente do Dia de Doar, pois essa relação não é construída em apenas um mês. Na semana anterior à data, é interessante contatar as redações e perguntar se receberam o release, se têm interesse no tema ou se precisam de alguma informação.
Após estabelecer contato com os jornalistas, reúna tudo o que foi publicado sobre a campanha. Há algumas formas de facilitar esse trabalho como fazer buscas na internet, criar um alerta Google com palavras-chave do release, acessar os sites das mídias procuradas e conversar diretamente com os repórteres para solicitar as matérias.
Ana recomenda organizar os textos, vídeos ou áudios sobre as ações e inseri-los no site da campanha e em um portfólio que poderá ser acessado pela imprensa nos anos seguintes.
As dicas de Ana foram compartilhadas no Youtube do Dia de Doar
Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas