Segundo Otto, existe um ponto cego nas discussões globais de hoje, sugerindo que devemos “reagir às atuais ondas de mudanças desestabilizadoras a partir de um lugar mais profundo, que nos conecta ao futuro que emerge em vez de apenas reagir aos padrões do passado, o que em geral só leva à perpetuação desses padrões”
E quais os sintomas aparentes dessa desconexão coletiva que vivemos? Segundo o livro, são 3 sintomas:
Pesquisas iniciadas nos anos 90 no MIT, lideradas pelo professor Peter Senge e acompanhadas pelo professor Otto Scharmer, revelaram que os métodos e ferramentas para criar mudanças organizacionais eram bastante eficazes quando aplicadas por alguns líderes, mas não resultavam nenhuma diferença em outros casos. As pesquisas questionavam “Como as mesmas ferramentas poderiam ser eficazes nas mãos de alguns e ineficazes nas mãos de outros líderes organizacionais?”
O processo de pesquisa levou 18 anos de trabalho e teve como resultado um modelo para aprender, liderar, inovar e promover uma profunda renovação sistêmica nas organizações. Otto e Peter chamaram esse modelo de Teoria U, pelo fato de seu caminho de implantação se assemelhar à letra U, como pode ser visto na figura abaixo:
Em geral, nossa forma de aprender e planejar é baseada num olhar para o passado para indicar os planos para o futuro. Acontece que passamos por um momento complexo de nossa história, onde o que vivemos no passado já não nos dá pistas sobre como será o futuro. Precisamos aprender a “visualizar e sentir o futuro que emerge”, não olhando para o passado, mas sendo capaz de “deixar ir (abrir mão) o passado para se conectar com as possibilidades do futuro que emerge e aprender com elas.”
Com este texto, não pretendemos explicar detalhadamente a Teoria U, mas apenas gerar o interesse e curiosidade sobre novas formas de pensar e planejar o futuro das organizações.
Para se aprofundar sobre a Teoria U, você pode começar pelo curso introdutório, gratuito, nesse link. Pode também explorar outras possibilidades de formação no site do Presencing Institute ou comprar o livro “Teoria U”, ou o livro “Liderar a partir do futuro que emerge”, ambos disponíveis em português.
Abaixo, sugerimos um exercício, que poderá ser feito em grupos, como parte de processos de revisão estratégica de qualquer organização.
EXERCÍCIO
Respondam as perguntas abaixo individualmente e, em seguida, discutam em duplas ou apresentem num grupo maior: