Especialista aponta cinco erros que afastam doadores da sua organização
Manter uma base de doadores fiéis é algo fundamental para qualquer Organização da Sociedade Civil. Mas às vezes, sem perceber, as instituições cometem erros que afastam pessoas e empresas de sua causa.
Com quase duas décadas de trabalho no terceiro setor — atuando, inclusive, como captador —, Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar, lista quais são os deslizes mais comuns. Confira e saiba como evitá-los.
Falta de gratidão
Esse é, para Estraviz, um erro capital. “Quando alguém te dá algo, tem de agradecer. Só de fazer isso, já é uma maneira de incentivar a continuidade da relação.”
Dizer obrigado uma única vez
“Ninguém morre de overdose de agradecimento”, ressalta o presidente do Instituto Doar. Mas não adianta ser grato apenas na primeira doação. “Se a pessoa doa todo mês, agradeça todas as vezes”, completa.
Ignorar a pessoa física por trás da jurídica
Empresas e governos são formados, obviamente, por pessoas. Por isso, é uma falha grande se esquecer de agradecê-las. “Sempre vai ter um executivo que assinou o cheque ou um assessor parlamentar que assinou uma emenda. Eles também têm de receber seu agradecimento”, orienta Estraviz.
Não apresentar dados
Agradecer é fundamental, só que não dá para ficar apenas no “muito obrigado”, não é mesmo? Sobretudo, em relação a empresas. “Pessoas Jurídicas demandam também respostas técnicas e institucionais, como auditorias sobre as organizações e prestação de contas”, destaca.
Só apresentar dados
O contrário também se aplica. Há quem considere, por exemplo, que publicar a prestação de contas no site da instituição já basta para estabelecer contato com quem colabora com a causa. “Isso é um erro. Ela não é suficiente para manter, por si, uma relação com doadores. É muita fria. As pessoas também querem carinho”, ensina o presidente do Instituto Doar.