A iniciativa já apoia mais de 20 mil organizações espalhadas por 50 países, e o processo de inscrição é muito simples. No Brasil, é a Techsoup, projeto da Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN), que avalia, desde 2014, a elegibilidade das OSCs interessadas.
“Nós recebemos e analisamos a documentação e observamos alguns critérios básicos, como a necessidade tecnológica da organização e se ela é sem fins lucrativos”, diz Talita Viana, gerente de projetos da ATN e responsável pela Techsoup Brasil.
Se os critérios de elegibilidade estiverem dentro dos padrões determinados pelo Google (clique aqui e veja quais são), a Techsoup fornece uma senha para que a organização passe a utilizar um crédito de até U$ 10 mil por mês no AdWords. Os anúncios do Ad Grants são exibidos nas páginas de resultados de pesquisa do buscador.
Vale dizer que o programa é apenas um dos recursos tecnológicos acessíveis via Techsoup. “Nós trabalhamos com diversas outras soluções oferecidas, gratuitamente ou a preços mais baixos, por empresas como o Google e a Microsoft”, afirma Talita.
Uma vitrine gigantesca
Elaine Diniz, fundadora do Move Up — negócio social que oferece, entre outros serviços, assessoria em desenvolvimento multimídia para organizações da sociedade civil —, estima que 3,3 bilhões de pessoas, por dia, utilizam o buscador Google, “e o Brasil é dos países mais conectados”.
Com a experiência de quem conhece bem o AdWords e auxília entidades no uso do Ad Grants, Elaine afirma: “Com U$ 10 mil por mês, dá para fazer muita coisa.”
Mas é preciso planejamento para aplicar bem o recurso, já que o valor disponibilizado mensalmente não é cumulativo. “Uma estratégia é trabalhar com várias campanhas ao mesmo tempo, com objetivos diferentes, como trazer doadores ou conseguir assinaturas de abaixo-assinados”, recomenda.
Entre as dicas do Google para que o orçamento seja usado de maneira eficaz estão: conceder maior parte da verba às campanhas mais importantes para as metas de publicidade da instituição e “usar palavras-chave e anúncios específicos para sua organização, suas metas e seu website”. Outro detalhe fundamental é manter os “anúncios e palavras-chave relevantes”. Para fazer isso, você precisará saber o que é índice de qualidade, como checá-lo e qual o impacto da relevância sobre o custo.
O Ad Grants estipula um limite de gasto diário de U$ 329 e de U$ 2 de custo por clique da palavra-chave patrocinada —essa última é um dos mais importantes critérios para posicionar bem uma organização no buscador. “O ideal é criar uma lista de palavras-chave que sejam relevantes para sua instituição e sua causa. Além disso, é possível segmentar o público que você quer atingir”, ensina Elaine.