As viagens aéreas fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e permitem que elas visitem familiares e amigos, acessem oportunidades de negócios e realizem atividades turísticas em todo o mundo. Muitos passageiros acumulam milhas por meio de programas de fidelidade e têm o hábito de trocá-las por novas passagens ou comprá-las com desconto e adquirir produtos e serviços de parceiros, como hotéis, supermercados, lojas de móveis, eletrodomésticos etc.
No entanto, também é possível usar as milhas para promover a generosidade. Há vários programas de fidelidade de empresas aéreas que convidam os clientes a doar suas milhas acumuladas para entidades filantrópicas. Um deles é o LATAM PASS, que foi criado em 2019 pela LATAM Airlines a partir da unificação dos programas LATAM Fidelidade e Multiplus.
Para participar, o passageiro deve se cadastrar gratuitamente no site e se tornar um cliente LATAM, ou seja, um cliente Elite. Quando os clientes aderem ao programa, acumulam pontos em compras e viagens na LATAM e seus parceiros e podem trocá-los por produtos, serviços, novas viagens ou auxiliar cinco organizações sociais: Instituto Jô Clemente (IJC), Amigos do Bem, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), Make a Wish e Doutores da Alegria.
“Cada vez mais a sociedade está buscando se engajar e abraçar causas com impacto social. A doação de milhas permite às pessoas o exercício da generosidade, causando impacto positivo direto na vida de quem vive em situação mais vulnerável. As milhas doadas às entidades são convertidas novamente em dinheiro, que é investido em projetos sociais nas áreas da educação, do esporte, do empreendedorismo, entre outras”, afirma Martin Holdschmidt, diretor-geral do LATAM Pass no Brasil.
Após o cadastro, já é possível armazenar e trocar pontos. Segundo ele, existem algumas formas de adquirir pontos no LATAM Pass: com o cartão de crédito LATAM Pass Itaú, por meio de compras no marketplace Shopping LATAM Pass, através da adesão ao Clube LATAM Pass, que garante uma quantidade de pontos por mês mediante uma assinatura mensal, e por meio de bancos parceiros, cujos cartões de crédito também permitem a conversão das compras em pontos no programa.
Doações impactam diferentes causas sociais
O site do LATAM Pass disponibiliza doações de milhas para instituições parceiras juntamente com a descrição da finalidade do ato solidário. Dessa maneira, o passageiro sabe o destino das contribuições. Uma das opções é realizar doações a partir de 1000 pontos para que o GRAACC adquira agulhas com dispositivos de segurança, garantindo a qualidade e o cuidado das crianças e dos adolescentes com câncer durante os procedimentos médicos feitos no hospital da organização.
No caso do Instituto Jô Clemente, há as possibilidades de destinar 1000 pontos para custear uma consulta médica no Ambulatório de Diagnóstico da Deficiência Intelectual da instituição ou para proporcionar avaliação neuropsicológica para diagnóstico da deficiência intelectual em uma criança ou auxiliar no fornecimento de um ano de cesta básica especial para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou participar do Projeto Padrinho Amigo e garantir atendimento de crianças de zero a seis anos no Serviço de Estimulação e Habilitação do instituto.
“Nossa parceria com o LATAM Pass existe há bastante tempo e é muito importante. Muitas vezes, as pessoas acabam deixando as milhas vencerem sendo que existe a opção de fazer uma doação. Além disso, promovemos ações em datas específicas como Dia da Deficiência Intelectual, Dia da Síndrome de Down ou Dia de Doar para estimular mais contribuições”, relata Anderson Rosa, responsável pelo desenvolvimento institucional do IJC, fidelização de parceiros e prestação de contas.
Dicas para realizar parcerias com iniciativas semelhantes
Segundo Anderson, os recursos adquiridos por meio do LATAM Pass correspondem a 5% da receita anual doada para o projeto “Padrinho da Cesta Especial”. “Sinto que as empresas estão super abertas a essas parcerias quando está no seu viés apoiar projetos sociais através da milhagem. Uma empresa engajada e preocupada pensa em transformar a sociedade como um todo e possui isso no seu DNA. Por isso, 50% do trabalho está concluído”, avalia.
Para ele, o primeiro passo para ingressar em iniciativas similares é a equipe de mobilização de recursos procurar companhias que demonstrem interesse em causas sociais e envie relatórios de atividades da organização e de transparência. Os documentos mostram a seriedade do trabalho, o impacto da instituição e oferecem segurança para as companhias, pois sabem o destino das doações.
Martin concorda: “A LATAM sempre trabalha com parceiros sérios e de renome na sociedade. Antes de fechar parcerias, a companhia avalia e se certifica de que os parceiros escolhidos fazem um trabalho social responsável, com a finalidade de gerar ações positivas às pessoas. O importante é que seja uma instituição sem fins lucrativos e que possa representar bem o que a própria LATAM tem como valor”.
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Texto publicado pela Captamos, editoria da ABCR de conteúdos aprofundados sobre mobilização de recursos para causas